quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

De Volta à Elite - Parte 8

Esta é uma continuação da minha série "De Volta à Elite", onde eu conto minha história como técnico no Brasfoot de forma criativa, dando mais emoção a carreira. Se você não acompanhou a saga desde o início, ou quer revê-la, seguem os links:

INTRODUÇÃO
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7

Bom, vamos lá, clique no link abaixo para continuar...



De Volta à Elite - Parte 8
Para quem não se lembra e está com preguiça de ler o último post, eu havia me demitido no Paysandu, após uma boa passagem pelo clube. Fui Bi-Campeão Paraense e levei-o até a primeira divisão, onde obtive bons resultados contra grandes clubes. Porém, as dívidas eram tão grandes que eu decidi pedir demissão antes que fosse demitido.
Então, recebi algumas propostas, mas aceitei uma do clube Athletic Bilbao, da Espanha. Time do grande Iker Muniain. Montei um bom time para a disputa de três competições em 2012: o Campeonato Espanhol, a Copa da Espanhol e a Liga Europa. Logo após chegar ao clube, sentei-me com a diretoria do clube e conversamos sobre os objetivos da temporada.

DIRETORIA - Olá Fernando, seja bem-vindo ao nosso clube. Gostei muito das suas contratações e investimentos para a temporada 2012, e acredito que podemos sonhar alto com esse grande elenco que você formou.
EU - Obrigado senhor, mas precisamos ir com calma. É claro que se tivermos a oportunidade de ganhar de um Barcelona da vida, faremos isso. Porém, não podemos acreditar tanto assim no título do Campeonato Espanhol, por exemplo. Há várias outras equipes na competição com jogadores melhores que os nossos, mas com muito treino o entrosamento pode falar mais alto que a força.
DIRETORIA - Sim, eu entendo. Mas não estava pensando no título do Campeonato Espanhol. Estava me referindo à uma classificação para a Champions League de 2013. Esse será o nosso principal objetivo da temporada, mas também seria bom se conseguíssemos bons resultados na Copa da Espanha e na Liga Europa. Acredito que você seja capaz disso, pelo seu grande histórico como treinador.
EU - Com certeza senhor, trarei pelo menos um título para os torcedores do Bilbao este ano!
DIRETORIA - Boa sorte, Fernando!
Bom, os objetivos estavam traçados. Precisava agora administrar o time e comandá-lo às vitórias. A chave para isso estava nos treinamentos, pois o entrosamento entre os jogadores era tudo. Por isso, marquei dois amistosos: um contra o grande Barcelona e outro contra o Boca Juniors, da Argentina, nos finais de julho e agosto (estávamos em maio). Gastei um total de $300 mil e esperava um público bem grande para aproveitar e lucrar também. Por isso, aumentei o estádio, que estava em decadência há 2 anos:

Com isso, fiquei com apenas $1 milhão em caixa, mas recuperaria mais tarde.
Bom, vamos aos jogos...

O primeiro deles era contra o Real Madrid, pelo jogo de volta da Copa da Espanha. Na primeira partida, o Athletic Bilbao havia perdido de 2x0 e eu precisava recuperar o resultado para continuar vivo na competição. Porém, tive que poupar alguns jogadores que estavam cansados... Veja como foi:

Dominamos a posse de bola o jogo inteiro, mas não fomos objetivos o suficiente para conseguir um bom resultado... Por isso, estávamos fora da Copa da Espanha. O time deles era melhor e até que foi um bom resultado para uma estréia, ainda mais poupando alguns jogadores.

A equipe ainda estava cansada e eu tive que continuar poupando alguns jogadores no jogo seguinte, contra o Getafe, fora de casa. Escalei o time num 4-4-2 normal, atacando pelas laterais. Iker Muniain não jogou.

Segundo jogo, segundo empate. Esta situação precisava melhorar, apesar de estarmos apenas começando.

O jogo seguinte foi contra o clube Zenit, pela Champions League, também fora de casa. Mantive a formação utilizada na partida anterior, só que dessa vez sem poupar jogadores. Veja o resultado:

Com o time completo, dessa vez foi diferente. Conseguimos uma excelente vitória fora de casa que nos colocou na primeira posição do grupo da Liga Europa (estávamos em 3º). Tivemos uma excelente atuação do Toquero, mas senti falta do Muniain...

Tivesmo em seguida nosso segundo jogo em casa, após minha chegada. Precisava vencer para ganhar créditos com a torcida, ainda mais porcausa do adversário... O Villareal estava em 19º no campeonato e perder não era uma opção. Escalei o time em um simples 4-4-2 Normal e fui para o jogo:

O ingresso valeu a pena! Os 41 mil torcedores presentes naquele dia viram um show de gols no estádio San Mames! E finalmente o Iker Muniain embalou, devido uma mudança que eu havia feito no intervalo: coloquei o canhoto Díaz de Cerio no lugar de um volante, jogando no ataque pela esquerda. Assim, o Muniain foi para o meio jogar como recuado. Foi como um 4-4-2 Losango. E funcionou.

 Estávamos subindo aos poucos na classificação:

Quando peguei o time, estávamos em 10º.

As partidas seguintes ficaram assim:

Na última partida, o jovem Boquita se machucou, mas não pue ficar sabendo se era grave ou não, pois fui direto para a Polônia disputar a Eurocopa 2012, comandando a Espanha.
Fiz a convocação dos jogadores e é claro que não deixei de fora o meu aluno Muniain!

Meu objetivo não era outro: conquistar meu segundo título por uma seleção.
O primeiro jogo era contra a Alemanha (ê grupo difícil!) e eu escalei o time em um 4-4-2 Losango, a formação que Muniain era craque.

Tomamos um susto no primeiro tempo, mas jogando com ataque total, ninguém segura a Espanha.
Mantive a mesma formação no jogo contra a Dinamarca e deu mais certo ainda...

Contamos com a ajuda do juíz, que logo aos 15 minutos do primeiro tempo já havia expulsado dois jogadores injustamente (não, não compramos o juíz, rsrs). Outros dois jogadores foram também expulsos no segundo tempo, desta ez por reclamação. Fora isso, o Muniain joga demais! Encontrei uma formação excelente para ele, tanto na seleção, quanto no Bilbao.

Havíamos nos classificado para as quartas de final da Eurocopa, contra a Bulgária. Veja como foi:

Na semi-final, pegamos Portugal... Mantive a mesma formação, mas foi sofrido:

Chegamos à final da Eurocopa! Enfrentaríamos a poderosa e temida Inglaterra na final, e escalei a mesma formação que a equipe já estava acostumada.
No tempo normal, o resultado foi 0x0, pois havíamos perdido Muniain aos 38' do primeiro tempo, expulso junto com um jogador adversário. Assim, os dois times jogaram com 10 na maior parte do tempo.
O jogo então foi para os pênaltis, e sofremos para ganhar:

Era mais um título em minha carreira! Campeão da Eurocopa 2012!!!
Agora sim a Espanha me adorava, só faltava conquistar algo pelo Bilbao!
Ao voltar para a terra dos campeões europeus, soube que a contusão do Boquita não havia sido tão grave assim. Havia ganhado bastante experiência e não queria nada além de pelo menos um título pelo Bilbao.

O primeiro jogo após a minha volta foi o amistoso contra o Barça. Seria bom para recuperar o entrosamento após a parada da Eurocopa e também para lucrar (estava com apenas $157 mil em caixa).
A partida foi um fracasso.
Perdemos de 4x0 (em pleno San Mamel) e lucramos apenas $200 mil (era alguma coisa, pelo menos).

Os jogos seguintes ficaram assim:

No último treino antes da partida seguinte, o meia David López entrou em uma forte dividida com o zagueiro reserva Ustaritz e acabou levando a pior. Os médicos do clube estimaram cerca de três semanas sem poder jogar. A força dele havia caído muito e eu decidi vendê-lo logo após que sua contusão sarasse.

Em 13 jogos pelo Athletic Bilbao até agora, havia conseguido 8 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. Consegui a classificação para a fase de mata-mata da Liga Europa e pretendia conquistá-la.
Além disso, queríamos uma vaga para a Champions Legua do ano que vem, por isso precisava ficar entre os 4 primeiros do Campeonato Espanhol, cuja classificação até agora, à uma rodada do término do 1º turno, estava assim:

Meus objetivos estavam ficando cada vez mais próximos, e eu, cada vez mais perto da elite.

CONTINUA...


Bom, por enquanto é isso... Espero que tenham gostado. COMENTEM E DEEM SUGESTÕES!
Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

8 comentários:

Fernando... Sempre achei que você tivesse criatividade, mas essa parte foi muito boaaaa. Espero que continue assim.

Joao Adherval

ooo, o jogo contra o Zenit num foi pela liga europa da UEFA?

Depois do jogo com o Zenit, você enfrentou o Valencia, não o Villareal.

Uma das melhores partes, muito boa!


Só tenho uma dúvida: fora de casa, você continuou usando o 4-4-2?



Abraço, continua postando o De Volta à Elite! rsrs

Juninho,
Sobre o Valência, me enganei, depois eu arrumo. E sim, o jogo contra o Zenit foi pela Liga Europa, porque?


Matt,
Obrigado pelo comentário :)
Fora de casa eu utilizei sempre o mesmo 4-4-2 Losango. Não mudei em nenhum jogo ;)

"O jogo seguinte foi contra o Zenit, pela Champions League, [...]"

Acho que é por isso que o Juninho postou esse comentário (o primeiro)...


Abs Fernando!

Matt,
Ah, é verdade... Vou consertar depois!
Valeu! ;)

Sem palavras,mais uma exelente história.

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More