Neste post, irei continuar a minha história como técnico no Brasfoot. Para quem não acompanhou a série desde o início, veja os seguintes posts:
INTRODUÇÃO
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
PARTE 8
Vamos lá... Clique no link abaixo para continuar lendo:
De Volta à Elite - Parte 9
Bom, para quem não se lembra, eu estava no ano de 2012. Havia acabado de ser campeão da Eurocopa com a Espanha e estava conseguindo bons resultados no Campeonato Espanhol, na 4ª posição da tabela.Meu objetivo era conseguir uma vaga para a Champions League de 2013 e fazer uma boa campanha na Liga Europa, que já estava em sua segunda fase.
Então, eu fui para os jogos...
Pela 19ª rodada do primeiro turno do Camp. Espanhol, nós enfrentamos o Osasuna, fora de casa. Decidi manter a mesma formação que vínhamos utilizando em todos os jogos: o 4-4-2 Losango. Veja o resultado:
Foi um bom resultado, para fechar o 1º turno na 2ª posição do Campeonato Espanhol! O único problema era que o Real Madri estava à 15 pontos na nossa frente.
Na partida seguinte, jogamos contra o Toulouse, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Liga Europa, fora de casa. Mantendo a formação, o resultado também foi o mesmo do jogo anterior:
O jogo seguinte serviu para testes e ganhos com os ingressos. Foi o amistoso contra o Boca Juniors, marcado no começo do ano. Testei um 4-4-2 Normal, que não deu tão certo assim, apesar de termos conseguido um bom resultado. A partida terminou em 1x0 e lucramos um total de mais de $850 mil.
Uma coisa nesta partida havia me chamado a atenção... Nosso time, em quase todas as partidas, tinha uma posse de bola e um número de finalizações superior ao do adversário, mas o nosso número de gols era sempre pequeno. Não estávamos sendo objetivos ou então sabendo concluir corretamente. Por isso, sentei-me com o meu auxiliar após o almoço de sexta-feira para conversar:
EU - Sérgio, eu ando notando um desempenho ruim do nosso ataque... Nossa posse de bola é sempre maior, mas não estamos conseguindo aproveitar isso e fazer gols!Bom, estava decidido. Eu venderia o Díaz de Cerio e o Susaeta para comprar um grande craque, cabeceador. Mas isso só após o presidente aprovar a minha escolha...
AUXILIAR - Pois é, Fernando. Eu também notei isso, principalmente ontem, contra o Boca. Acho que nossos atacantes não estão conseguindo jiogar juntos, pois possuem características semelhantes. Precisamos de um jogador de área, que fique lá na frente para marcar os gols, de cabeça principalmente.
EU - Boa ideia... Precisamos dar uma reformulada nesse setor para melhorarmos nossos resultados. Não podemos abrir mão do Iker Muniain, pois é o melhor do time. Eu não venho gostando do rendimento do Díaz de Cerio, assim como o Susaeta, que não está sendo muito aproveitado.
AUXILIAR - Podemos vender os dois então, senhor.
EU - Ok, vou falar com o presidente para acertar os contratos e a papelada.
Na partida seguinte, enfrentamos o Valladolid fora de casa. Voltei para o 4-4-2 Losango, e o resultado se mantinha...
No dia seguinte, o presidente Pablo me chamou para conversar na sala dele. Eu achava que seria a confirmação e permissão para a venda do Díaz de Cerio e do Susaeta, mas o assunto era outro.
PABLO - Fernando, precisamos conversar... Ontem, após o jogo, o nosso atacante Llorente foi para uma festa, e em seguida foi pego pela polícia dirigindo bêbado. Aqui no Bilbao, este tipo de coisa é inaceitável e por isso vim conversar com você.Eu segui as ordens do presidente e fiz as seguintes transferências:
EU - Entendo, senhor... Você então quer vendê-lo?
PABLO - Sim, e ao invés de dispensarmos o Díaz e o Susaeta, dispensaremos apenas o Llorente.
EU - Eu manteria o Susaeta nessa lista de dispensa, senhor. Precisamos de dinheiro e já tenho o nome de um excelente substituto para a posição, sugerido por um amigo meu do Brasil, o Gustavo.
PABLO - Tudo bem então. Posso saber o nome do jogador?
EU - O nome dele é N'Gog. Ele joga no Liverpool, tem 22 anos e é artilheiro. Disso você pode ter certeza. Fará uma excelente dupla com o Munian.
PABLO - Parece ser bom mesmo... Mas e quanto a força e o valor? São dois aspectos muito importantes, principalmente o salário... As vezes não percebemos e compramos jogadores que valem muito mais d que o clube pode pagar, por isso temos que estar sempre atentos ao salário.
EU - Pois é... Sua força é 61 e ele custa $15 milhões e 700 mil. Seu salário está de acordo com a média do clube: $45 mil.
PABLO - Ok, então eu aprovo. Pode fazer as transferências necessárias que eu encaminho a papelada.
O plantel do Bilbao ficou assim:
Os jogos seguintes ficaram assim:
Obtive bons resultados, que me distanciaram do 3º colocado na tabela, e estavam me aproximando cada vez mais do 1º, apesar de a diferença ainda ser grande. Além disso, estava fazendo uma boa campanha na Liga Europa, e ia disputar a final contra o temido Chelsea.
Na maioria das partidas, eu utilizei um 4-4-2 Normal atacando pelas laterais (fora de casa) ou um 4-4-2 Losango (tanto fora quanto dentro). Em meio os jogos acima, eu recebi várias propostas de diversos grandes clubes, como a Internazionale, que foi a que mais me agradou. Dirigentes de diversos clubes do mundo inteiro me abordavam durante os treinos ou após algum jogo para me oferecer contratos milionários, que qualquer outro técnico aceitaria. Porém, eu não iria abandonar meu time outra vez. Fiz promessas com a torcida e não poderia abandonar o clube antes de cumpri-lás. Por isso, não aceitei nenhuma.
Recebemos também outra proposta, dessa vez por um jogador, irrecusável:
Isso aconteceu no meio das partidas acima e eu aceitei e logo em seguida comprei um substituto à altura para a posição. Mannini era o nome dele, um jovem de 19, com 60 de força. Sua compra foi barata e ficamos com 4 milhões a mais em caixa.
Aproveitei o dinheiro de sobra e fiz algumas obras no San Mames:
O jogo seguinte era a final da Liga Europa da UEFA, contra o Chelsea. O primeiro jogo foi em casa, e eu decidi ir para cima com um 4-4-2 Losango. O resultado foi bem mais que satisfatório:
Conseguimos uma boa vantagem para o jogo de volta, quando a pressão for bem maior.
Os jogos seguintes do Campeonato Espanhol ficaram assim:
Na última partida antes da final contra o Chelsea, meu jogador Toquero, o que guiava a equipe no meio-campo, contundiu-se e teve de ficar fora por 2 semanas. Aproveitei a ocasião e já dei uma arrumada no time para a próxima temporada.
Vários jogadores da minha equipe já tinham seus contratos encerrados e por isso fiz várias transferências, tudo pensando na final contra o Chelsea:
O meu time estava pronto para a grande final.
Já tínhamos uma boa vantagem, mas não poderíamos bobear, ainda mais pelo fato de o jogo ser fora de casa. Por isso, escalei o time em um 4-4-2 Normal, pelas laterais e fui para o jogo. O resultado, novamente, foi muito mais do que satisfatório:
5x1 com direito à gritos de "Olé" da torcida visitante! Demos um show no Stamford Bridge e fizemos valer o preço do ingresso para os torcedores!
Era mais um título em minha carreira, o mais importante deles até agora! O título de Campeão da UEFA!!!
Mas agora precisava me preocupar com outro campeonato. O Campeonato Espanhol, que estava cada vez mais disputado. O Real Madrid estava à 7 pontos na minha frente e estávamos à 4 rodadas do final. Era preciso de um milagre para conquistarmos o título. O único problema, e que esqueceram de avisar o Real Madrid, é que eu acredito em milagres.
Seriam mais 4 jogos para eu assumir a ponta. O Real Madrid tinha que pelo menos perder 1 deles. No resto, ele poderia ao máximo vencer um.
Foi-se o primeiro jogo.
Málaga 0x1 Athletic Bilbao
Osasuna 1x0 Real Madrid
E então o segundo.
Athletic Bilbao 3x1 Racing Santander
Real Madrid 5x2 Valladolid
A pressão aumentava, e não poderíamos falhar em um momento tão crucial. Se fizéssemos a nossa, parte, restava torcer contra o rival.
O terceiro jogo aconteceu.
Villareal 0x2 Athletic Bilbao
Levante 0x0 Real Madrid
Tudo ocorria bem até aqui. Estávamos à 2 pontos do Real e precisávamos de apenas um empate deles para assumirmos a ponta e nos tornarmos campeões espanhóis.
Enfim, a decisão.
Athletic Bilbao 3x2 Osasuna
Real Madrid 1x1 Almería
Conseguimos! Os grandes vencedores têm mesmo que contar com a sorte de vez em quando, e por isso chegamos até aqui! Um simples empate nos deixou em primeiro no Campeonato Espanhol e levou-nos à nossa primeira conquista da Espanha!
É Campeão Espanhol!!! Mais um importantíssimo título em minha carreira!
Acredito finalmente ter chegado à elite, mesmo tendo sido com um time com pouca tradição. Transformei o Bilbao e o coloquei de volta ao lado dos grandes da Espanha. Enfrentamos Chelsea, Real Madrid, Barcelona, mas nada nos deteve! Contamos com um ataque magnífico, formado por Muniain e N'Gog. Este primeiro, aliás, conquistou o troféu de artilheiro das duas competições em que fomos campeões. O Campeonato Espanhol e a Liga Europa. O cara é craque mesmo, agora com estrela!
Bom, por 2012 é só... E este é só o começo. Meus objetivos estavam cumpridos e agora, estando de volta à elite, era hora de pensar mais alto ainda.
CONTINUA...
Por enquanto é isso! Espero que vocês tenham gostado... COMENTEM!
Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
18 comentários:
Muito massa Munian e N'Gog, dois matadores ¬¬ ! Gosteei muito Fernando ! continue assim
Mais uma grande história! Eu achei incrível como você conseguiu ser campeão espanhol! Espero que tenha umas 15 histórias dessa! Você é demais!
Parabéns pelos Títulos!
Foi mt bem nos dois torneios, apesar de uma ajudinha do Almería, que empatou com o Real
Boa sorte em 2013!
fernando vc eh mto bom mas pq vc vendeu o Llorente? ele eh bom jogador
vc dps desse título pode comprar 1 atacante e um meia pra repor oq vendeu
agora vc pode tentar a champions e o mundial
vc pode agora tbm colocar +1 na geral e + 1 cadeira
Fernando, uma compra que você poderiam fazer, é do lateral Danny Wilson, escocês, joga no Rangers da escócia, é destro, 19 anos e força alta!
Esse N'Gog é realmente muito bom, sempre que estou com um time médio contrato ele ou o James Rodríguez, outro que me agrada muito.
Em relação ao post, eu gostei muito, principalmente porque é o DVE ainda mais com esse "milagre no fim".
NOOSSA, QUE EMOCIONANTE!
Que post incrível! Eu não acredito que você conseguiu ganhar o espanhol! rsrsrs
Olha, tá de parabéns. Ótima campanha, nada mais a dizer :P
Agora, se eu fosse você, vendia esse goleiro reserva e com o dinheiro ganho comprava um mais jovem ainda. Não para tirar o Fernandez, o que é meio impossível, mas para no futuro poder ter um reserva à altura... E completar o elenco seria uma boa tbm.
Abraço!! :D
Muito obrigado à todos que comentaram! Isso é muito importante para mim e me incentiva muito! :)
Obrigado também pelas dicas de jogadores, que estarei procurando seguir no próximo capítulo!
Abs,
Fernando
essa historia tem quantas partes?
PH,
Não há previsão...
Com a parte que você disse "acredito ter finalmente chegado à elite", eu fiquei com medo de essa ser a última parte da série :P
Ainda bem que não é né!
Abraço Fernando!
fico estranho uma parte q ten a merda do iker muniam qui não fas gols no meu bf ele é ruim.
atenciosamente lelo.
Matt,
Não, rsrs... Ainda tem muito mais! :)
Que história boa hein fernando,criativo como sempre!caramba foi muito legal a parte final do espanhol!Você ainda conseguiu ser campeão!Um reforço de peso para teporada 2013 seria o meia N.Tudor do universitário de sucre.é um dos melhores meias do brasfoot.Valeu!
cara, vc joga dmais mto boa a história
eu ja sabia dos titulos, so foi uma pena naum ter sido a triplice coroa
vlw fernando
Fernando Suas Sagas E Muito Foda ..
Adorei Essa Saga Sua ! Exelente !
Quero Esse Down De Sav HSUAHSUA
Postar um comentário
O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!