sexta-feira, 10 de setembro de 2010

De Volta à Elite - Parte 2

Nessa postagem eu irei continuar a contar a minha história como técnico no Brasfoot. Se você não acompanhou a série desde o início, veja as partes anteriores:

INTRODUÇÃO
PARTE 1

Então vamos lá...

De Volta à Elite - Parte 2

Bom, para quem não lembra, eu estava treinando o Paysandu e havia acabado de ser campeão do Campeonato Estadual. O Campeonato Brasileiro ia começar e nosso time já estava bastante confiante para a disputa da competição.
O primeiro jogo era contra o o clube Gama, em casa. Precisávamos garantir um bom resultado, por isso escalei o time num 4-4-2, falando para os jogadores irem para cima. Veja o resultado:

Conseguimos uma boa vitória dentro de casa, e no próximo jogo encararíamos o time Salgueiro, fora de casa.
Não queria correr riscos e por isso escalei o time num 4-4-2 defensivo, mas mesmo assim mandei o time fazer uma marcação muito pesada.
No dia do jogo, a nossa "retranca" funcionou tanto, que abrimos um 3x0 logo no primeiro tempo. Porém, no segundo passamos um sufoco e quase sofremos o empate. Veja:

-- ENTREVISTA PÓS-JOGO --
Repórter - Fernando, o que aconteceu no segundo tempo com a sua equipe, quando o Paysandu quase sofreu o empate? O time parou de jogar?
Eu - Pois é... Os jogadores relaxaram e acharam que o jogo já estava ganho. Isso não pode acontecer mais, e acho que agora os jogadores já aprenderam isso.
Repórter - Após uma excelente campanha no Estadual, quais são os seus objetivos ainda nesse ano?
Eu - Meu único objetivo é levar o Paysandu para a segunda divisão. Se isso acontecer com a classificação em primeiro, segundo lugar, não importa... O que importa é a classificação!

O jogo seguinte foi em casa, contra o Criciúma. Utilizei o mesmo 4-4-2 que o time já era acostumado para tentar garantir o resultado.
E deu certo, apesar do susto que tomamos no primeiro tempo... Porém, com as substituições no intervalo, consegui mudar os rumos do jogo. Veja:

Após o jogo, o atacante Zeziel veio conversar comigo à respeito da renovação de seu contrato:
Zeziel - Professor, meu contrato está acabando e eu venho aqui para lhe pedir uma renovação e um aumento de salário, pois acho que é o que mereço após meu bom desempenho nas últimas partidas.
Eu - Zeziel, onde foi que você viu bom desempenho nessas últimas partidas?! Você fez apenas dois gols em 15 jogos que disputou, o que é uma média baixa para um atacante. Eu já estava pensando em não renovar seu contrato, e você ainda tem coragem de vir me pedir aumento?
Zeziel - Bom, se o senhor acha isso, talvez eu devesse procurar outro clube para jogar.
Eu - Eu também acho isso. Vou falar com a diretoria e amanhã acertamos isso com mais calma...

No dia seguinte, me reuni com a diretoria para conversar a respeito do assunto.
Então, chegamos à conclusão de que o deixaríamos à venda à espera de um comprador pelo preço de 1 milhão e 700 mil reais.

No jogo seguinte, contra o Rio Branco fora de casa, decidi poupar alguns jogadores que vinham de um grande cansaço após uma grande sequência de jogos. Por isso, escalei um 4-4-2 com marcação muito pesada e fomos para o jogo. Veja o resultado:
Mesmo com metade do time reserva, conseguimos um excelente resultado e até então estávamos invictos na competição.

Após o jogo, recebi por um e-mail do meu presidente uma lista de seleções que o haviam procurado para me convidar para treiná-las na Copa do Mundo. Fiquei muito lisonjeado com os convites e escolhi a equipe que mais me agradou. Veja:
Mesmo com o convite, tinha de conter a minha euforia e me concentrar no Paysandu, pois como eu falei antes, tinha como objetivo levá-lo a segunda divisão.

No dia seguinte, uma notícia foi anunciada pelo jornal paraense:
Com isso, saímos à procura de um bom substituto. Veja a notícia publicada 2 dias depois, no mesmo jornal:
Veja como ficou o plantel do time, após as transferências:
A disputa do Campeonato Brasileiro seguiu e os jogos ficaram assim:
Foi uma boa campanha até aqui, com destaque para o atacante Moisés e o meia Brida, que fizeram inúmeros gols importantes para a equipe.
Então, chegara a hora de eu ir para a África, onde iria treinar a seleção de Portugal na Copa do Mundo. Saí do Brasil antes do último jogo do Juventude antes da parada para a Copa, e o técnico interino ficou no meu lugar para comandar a equipe contra o Caxias, em casa. O resultado do jogo foi ruim: 1x0 para eles. Mas mesmo assim continuávamos em primeiro na classificação:


Na Copa do Mundo, convoquei os seguintes jogadores de Portugal:

Como vocês podem ver, há apenas 2 zagueiros no time. Isso porque os outros 2 jogadores chamados não quiseram servir a seleção.
O primeiro jogo foi contra a Costa do Marfim. Era a nossa obrigação ganhar, por isso armei o time num 4-4-2 losango, com Cristiano Ronaldo de atacante recuado. Veja como foi:

Já na partida contra a Coréia do Norte, em que eu repeti a formação do jogo anterior, tivemos dois jogadores expulsos, mas mesmo assim conseguimos a vitória. Veja:

Contra o Brasil, levamos uma goleada... Eu coloquei o time para jogar num 4-4-2 losango, que não funcionou.

Com isso, nos classificamos em segundo lugar no grupo.
O jogo seguinte, pelas oitavas de final, foi contra o Chile. Não mudei a formação, pois tínhamos que ir para cima. Porém, para minha surpresa, o resultado foi este:

Assim, estávamos eliminados da Copa do Mundo 2010. Não foi desta vez...
Mas agora era pensar no Paysandu e tentar continuar no embalo que estávamos antes da pausa para a Copa.

CONTINUA...


Bom, por enquanto é isso... Gostaram? Comentem! Deem sugestões!

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

2 comentários:

First!

Também estava com 4-4-2 mas ganhei a copa do mundo fácil (só na 8° que foi tenso contra espanha mais ganhei de 1 x 0)

A PRIMEIRA RODADA MINHA FOI

1° Costa do Marfim 0 x 4 Portugal

2° Portugal 6 x 0 Coréia do Norte

3° Portugal 2 x 2 Brasil

você devia contratar o neymar

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More