quarta-feira, 24 de novembro de 2010

De Volta à Elite - Parte 7

Esta é uma continuação da minha história como técnico no Brasfoot contada aqui no blog de forma mais criativa e divertida. Para quem não acompanhou a saga desde o início, veja as partes anteriores:

INTRODUÇÃO
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6

Bom, então vamos lá...
Para continuar lendo, clique no link bem abaixo:


De Volta à Elite - Parte 7

Eu estava dirigindo o Paysandu no ano de 2012, e havia acabado de ganhar o Campeonato Estadual Paraense. Agora, nosso objetivo era fazer uma boa campanha no Camp. Brasileiro. O problema era o mesmo que assombra os pequenos times que vêm de baixo: falta de capital. As obras no estádio e o investimento na loja do clube não deram certo e estávamos prestes a entrar num pântano de dívidas se não tomássemos uma providência logo. Porém, todo problema tem solução...

Quando isso ocorre com um clube, a primeira coisa a se fazer é analisar todos os gastos e ganhos. O salário total da minha equipe era em torno de $340 mil. Mas, fazendo as contas, pode-se perceber que se jogarmos em casa, com o estádio cheio, ganhamos mais de $450 mil. Isso já era um grande alívio, pois conseguiríamos nos manter... Porém, um time recém-chegado na primeira divisão não precisa apenas se manter, mas sim reformular o elenco para montar um time competitivo para a temporada. Isso não poderia ser feito muito em breve, por isso começamos a disputar o campeonato com um elenco limitado, de apenas 15 jogadores. Pelos nossos cálculos, essa situação se reverteria em alguns jogos...

Para quem não se lembra, o plantel do Paysandu estava assim:

No primeiro jogo do Camp. Brasileiro, iríamos enfrentar o Internacional fora de casa. Seria uma partida dificílima, por isso escalei o time num 4-5-1 retranqueiro, atacando pelas laterais. Não queria arriscar, mas um gol no começo da partida nos desestruturou e nós sofremos até o final.

Após o jogo, tivemos dois contratos de jogadores encerrados. Ambos eram jogadores medianos, que para uma 1ª divisão não serviriam tanto... Por isso, decidi vendê-los:

Não deu um bom dinheiro, por isso só pude comprar um jogador antes da partida seguinte contra o Palmeiras, cujo resultado (jogando no 4-4-2 Normal) foi:

Assim, conseguimos uma quantia maior para poder comprar um jogador para a posição que restava:

A partida seguinte seria contra o Fluminense fora de casa. Outro jogo bastante difícil, que iria testar nossas forças. Escalei o time num 4-4-2 Defensivo, atacando pelas laterais e até que funcionou, mas sofremos no final com um jogador a menos.

Foi uma grande vitória, que nos deixou vivos no campeonato por enquanto. Como o Camp. Brasileiro seria bastante difícil, poderíamos dar mais atenção também à Copa do Brasil, que poderia trazer bons lucros nos jogos em casa.
O jogo seguinte foi justamente o primeiro desse campeonato, e enfrentamos o Icasa em casa.

Não foi um bom resultado, talvez pelo fato de o time ter centrado muitos ataques pelas laterais. Mesmo assim, tínhamos pelo menos uma vantagem para a volta...

De volta ao Camp. Brasileiro, enfrentaríamos o São Paulo em casa. Escalei o time num 4-4-2 Normal, porém agora atacando pelo meio. E funcionou.

Foi uma excelente vitória, que nos deixava respirar por mais tempo no campeonato!
Os jogos seguintes ficaram assim:

Em meio aos jogos, fui chamado por diversas para treinar as suas seleções:

Como vocês puderam ver, aceitei o convite da Espanha, por ser a melhor nos dias de 2012.
Porém, antes de assumir a seleção para treiná-la na Copa do Mundo, ainda tinha que me concentrar no Paysandu.
A nossa dívida estava aumentando cada vez mais, e eu já não conseguia mais contê-la. Até um dia em que o presidente Luiz Omar me chamou até seu escritório...

LUIZ - Fernando, vejo que nossos planos financeiros não deram certo...
FERNANDO - Pois é senhor, nossa dívida está aumentando cada vez mais. Não viemos preparados da segunda divisão para cá... Nosso estádio é muito pequeno, nossos jogadores são fracos... Apesar disso, estamos fazendo uma boa campanha nos campeonatos.
LUIZ - Uma boa campanha não necessariamente acabará com as nossas despesas... Por isso, lhe chamei aqui para pedir que você peça demissão do seu cargo, antes que eu mesmo o faça por você e sua reputação acabe. Acredite Fernando... Será o melhor para os dois lados. Você sabe como não tolero ficar com saldo negativo e você é um grande técnico e tem um futuro incrível ainda pela frente.
FERNANDO - Não sei o que dizer, presidente... Não esperava isso do senhor, mas já que é assim... Vou tentar a sorte em outro lugar, então. Estou me demitindo, como o senhor falou. Obrigado por tudo, mesmo assim...
LUIZ - Eu que lhe agradeço, Fernando. Você foi e sempre será um dos maiores técnicos que esse clube já teve, e quem sabe um dia você volte...
Assim, no mesmo dia arrumei minhas malas e deixei o clube Paysandu. Minha parte, tinha feito: levar o clube de volta à elite, que é a primeira divisão. Agora, tinha novos objetivos a cumprir à frente de novos clubes...
Estava livre no mercado.

Logo uma semana após minha demissão, recebi três propostas de clubes querendo me contratar:

A que mais me agradou, sem dúvida, foi a do Athletic Bilbao. O clube estava na 1ª divisão da Espanha, em 10º lugar e contava com um elenco grande, com um ótimo jogador: Iker Muniain.
Perdi Moisés, mas ganhei Muniain!

O time estava exatamente nas mesmas condições que o Paysandu nos campeonatos nacionais e copas, e ainda participava da Liga Europa. Realmente foi um excelente avanço em minha carreira vir para cá...

Veja como estava o plantel do time antes de qualquer mudança:

Era difícil para me comunicar com os jogadores ainda, mas eu contava com a ajuda de um intérprete e também do jovem Marcinho Guerreiro, brasileiro como eu.

Antes de começar a jogar, fiz algumas mudanças no time, deixando-o com a minha cara.
Veja os jogadores que sairam:

Com isso, fiquei com quase $60 milhões para montar um bom elenco para disputar títulos. A solução para isso era procurar jogadores na América Latina, onde os jogadores são mais baratos...
Por isso, contatei alguns olheiros do clube que estavam por lá, e mandei-os fazerem um relatório rapidamente dos bons jogadores que lá haviam.
Analisei as listas mandadas e finalmente escolhi novos jogadores para serem contratados. Todos da América, com exceção de um, escolhido por mim: Dodô, mas que também era brasileiro.
Veja a lista de jogadores contratados:
Obs.: + Jucilei (Cortinthians)

Com isso, o elenco completo ficou assim:

Estávamos prontos para a disputa de todos os campeonatos, com um time forte e competitivo. Além disso, já estava na Espanha e teria que dirigir a sua seleção na Eurocopa.
Meus objetivos eram simples: vencer tudo.

CONTINUA...

A parte de hoje termina por aqui, mas em breve teremos mais... Comentem!

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

17 comentários:

Pô cara, seu blog está simplesmente fantástico, to sempre acompanhando, mas não comento.
Hoje decidi comentar, parabéns pela criatividade aí.
Abração, espero que seu blog vá longe.

Luiz Paulo,
Muito obrigado! :)
Comentem mais vezes e também participe do chat no fundo da página!
Valeu mesmo...

Abs,
Fernando

Concordo com o luiz paulo esse blog ainda vai longe sim, eu o considero um dos melhores sobre brasfoot, continue assim Fernando!!!

Você ser demitido (se demitir, na verdade, rsrs) me lembrou de uma brincadeira que eu fazia no BF: eu entrava em um time ruim, ferrava ele inteiro, gastava o dinheiro todo, esperava a confiança da diretoria chegar em 15% (mais ou menos) e me demitia! Aí eu ficava olhando os técnicos sendo demitidos do time que eu ferrei, só por diversão DAUSHAUDHASUDHUASHD!!


------------------


Cara, que campanha é essa que você tava fazendo no Paysandu?!

Em 2012, para um time de força média-baixa, você tava fazendo uma campanha excelente!

Pena que não deu pra controlar as finanças né... Acho que se não saísse agora, seria demitido mesmo... E mesmo que controlasse as finanças, suponho que o Moisés te levaria à falência, pois é estrela e pediria um salário bem maior que o dos outros...


Uma pergunta: você colocará o Iker Muniain pra jogar no lado direito ou no esquerdo? Porque tem umas teorias aí, que jogando no lado direito o atacante faz mais gol. :O'



É isso! Que comentário grande heein!

Abraço!

Amei essa parte,olha,você me impressionou montando esse time do Atlético Bilbao,ficou ótimo!

Parabens !
:)

Matheus,
Valeu mesmo!!! :)


Matt,
Rsrs, é uma boa diversão isso... :)
Sobre a carreira, acredito que tenha sido o melhor a fazer mesmo, pois se me demitissem minha reputação iria cair.
O Iker Muniain, vou pensar sobre ainda, e analisar... Já vi essa teoria e vou testar das duas formas. ;)

Obrigado pelo comentário (enorme, rsrs)!


Bruno,
Obrigado pelo comentário e elogios! :)

Abs,
Fernando

Esse capitulo foi fodz,foi bom ter se demitido,e atletic bilbao até que é um bom time
@Matt
Eu,que sou grêmista,ja fiz uma coisa insana,eu ia treinar o inter,e coloquei todos jogadores a venda,por 1 mil,ai depois de ter ganhado do uventude,plantel vazio,ai me demiti e fiquei vendo os treinadores demitidos e rebaixamentos(eles foram até para a divisão regional xD)
Enfim,falow ai e boa sorte com o blog,fernando

Essa historia é simplismente otima ;D pena q foi demitido pelo paysandu , qria q vc fosse campeão da 1ª divisão , mas agr com um time desse no Espanhol vc ganhará tudo inclusive a Liga Europa (;

@Fernando

Quando você for testar, até poderia fazer uma análise sobre isso... Seria bem útil para os brasfooteiros, inclusive para mim :D



@Alisson

É divertido fazer isso né? KK'

Tenho essa análise na fila há meses, só que nunca parei para fazer... :s
Vou ver se faço em breve!

Alisson e Cinite,
Muito obrigado! :)

Abs,
Fernando

Caramba!! Em 2012 e voce sem nanhum jogador com 50 de força, e fazendo uma otima campanha! Muito bom ficou o Atletic Bilbao.

JoaoAdherval

Parei de comentar suas postagens to na maior correria aqui mas tudo bem

muito legal essa história to acompanhando desde a introdução

queria te perguntar uma coisa

como você faz pra colocar aquela "caixa de dialogo" entre você e o presidente ??


Obrigado e espero resposta

Job Neto,
No Blogger você tem que clicar em um ícone de "aspas"...

João Adherval,
Obrigado pelo comentário! :)

Simplismente ótima! Uma grande história! Eu estava esperando essa história a 2 semanas! Muito boa a análise. Boa Sorte no Atlético Blibao!

Muito boa msm meu q ideia otima e que time o do Athletico viu...

Por que que os jogadres da America Latina são mais baratos? A queda do dolar.

cara eu preciso de umas opiniões e como vc parece ser um cara muito experiente no brasfoot, me add no msn...o meu é hilgner _taveira@hotmail.com...por favor...

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More