segunda-feira, 25 de outubro de 2010

De Volta à Elite - Parte 5

Vou continuar minha história como técnico no Brasfoot neste post. Para quem não acompanhou minha carreira desde o início, veja as outras partes da série:

INTRODUÇÃO
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4

Como sempre, tentarei ser bem criativo...

De Volta à Elite - Parte 5
Bom, eu estava treinando o Paysandu na 2ª divisão e havia acabado de ser campeão da Copa América com o Brasil.
O plantel do meu time, para quem não se lembra, estava assim:

O Paysandu estava disputando lado a lado com times de 1ª divisão, que agora estavam na 2ª, e estávamos na 15ª rodada do 1º turno:

No nosso primeiro jogo após a parada da Copa América, pegamos o Juventude em casa. Veja como foi o jogo:

Superamos o forte ataque do time adversário e conseguimos uma vitória importantíssima, que nos deixara na 2ª colocação.
Apesar do nosso excelente desempenho no campeonato, um clube não vive só de vitórias, e eu precisava fazer alguma coisa para melhorar o saldo da equipe, pois a confiança da diretoria já estava abaixando...

Na terça-feira de manhã, durante os treinos, o presidente Luiz Omar veio falar comigo à respeito disso:
LUIZ - Fernando, você está levando o nosso clube para um pântano de dívidas! Você não vai fazer nada à respeito?!
FERNANDO - Senhor, eu estou ciente disso e a situação está sob controle... Venderei alguns jogadores para melhorar o saldo da equipe e em seguida planejarei um aumento do nosso estádio Mangueirão.
LUIZ - Mas então não temos tempo a perder! Chame o Jorginho, administrador do estádio, para falarmos sobre estes assuntos numa reunião na 5ª. E aproveitarei para lançar um projeto que tenho em mente para aumentar o nosso caixa...
FERNANDO - Ok, senhor presidente, me desculpe pelo descuido!
LUIZ - Ah, e não venda ninguém antes da reunião! Quero participar nas escolhas dos jogadores...
FERNANDO - Tudo bem, chefe. Até logo!

Seguindo as ordens do presidente, não vendi nenhum jogador da equipe antes da reunião...
Quando chegou 5ª feira, fui para o restaurante combinado para a reunião, e logo depois chegaram o presidente Luiz e o administrador Jorginho. Fizemos as saudações, pedimos a comida e enfim começamos a debater, primeiro sobre as transferências de jogadores:
LUIZ -  Fernando, vamos falar sobre quem venderemos da equipe, para arrecadar um pouco de dinheiro...
FERNANDO - Bom, presidente, tenho notado um desempenho ruim do zagueiro Moacri. Ele termina seu contrato em menos de 2 semanas, e já é um dos mais velhos da equipe. Poderíamos leiloá-lo no próximo Leilão Nacional de Jogadores que acontecerá amanhã.
LUIZ - Ótimo, por quanto você acha que comprariam ele?
FERNANDO - Olha, o passe dele vale uns 2 000 k, então eu acho que por uns 2 200 k a gente consegue vendê-lo.
LUIZ - Com isso ficaríamos com pelo menos uns 1 400 k de caixa, e já daria para começar algumas obras no estádio.
FERNANDO - Claro, e falando nisso...
Decidido quem iria ser vendido, agora precisávamos discutir sobre a ampliação do Mangueirão, e por isso conversamos com o Jorginho:
LUIZ - Jorginho, chamamos você aqui para discutirmos a ideia de ampliarmos o nosso Mangueirão. O que você acha que podemos fazer com no máximo 1 500 k?
JORGINHO - Bom, eu trouxe aqui alguns papéis e planilhas... Com esse valor que você falou, poderíamos aumentar o estádio em 6 mil lugares, e o custo sairia por 1 480 k.
LUIZ - Quais setores seriam reformados?
JORGINHO - A geral seria aumentada em 5000 lugares e as arquibancadas, em apenas 1000.
LUIZ - Qual seria a previsão de término, se as obras se iniciassem amanhã (05/08)?
JORGINHO - Hm, deixe-me ver... Ficaria pronto no dia 16/08.
LUIZ - Ótimo! Fernando, você fica responsável por dar início às reformas amanhã?
FERNANDO - Sim.
Terminado a conversa, a comida chegou. Mudamos de assunto e começamos a comer.
No final do jantar, Luiz lançou o seu projeto:
LUIZ - Estou com algumas ideias de abrir uma loja do clube... Poderíamos vender produtos de todos os tipos e com o crescente aumento de torcedores e evolução do clube, tenho certeza de que conseguiríamos um bom lucro...
FERNANDO - Que excelente ideia, presidente! Quando você planeja fazê-lo?
LUIZ - Apenas no ano que vem, porque precisamos ainda arrecadar muito dinheiro para isso... Por isso precisarei que você de todo jeito classifique o nosso Papão em primeiro para a 1ª divisão.
FERNANDO - Pode deixar presidente, farei minha parte e o senhor faz a sua, conseguindo um bom patrocinador e organizando os produtos, etc.
LUIZ - Feito! No próximo ano conversamos mais sobre isso, agora precisamos nos concentrar no Campeonato Brasileiro.
Terminamos a reunião satisfeitos com as soluções encontradas e também os aspectos decididos. Eu estava animadíssimo com o projeto da loja do clube, mas isso só aconteceria ano que vem. Enquanto isso, como disse o presidente, precisava me concentrar no Brasileiro.

No dia seguinte, segui o combinado e vendi o zagueiro Moacri no Leilão Nacional de Jogadores por um preço mais alto que o esperado: o clube Desportivo Chaves ofereceu 2 500 k e levou o jogador.

No mesmo dia, dei a ordem para o início das obras no Mangueirão:

O jogo seguinte do Campeonato Brasileiro foi contra o Fortaleza, fora de casa. Decidi manter a mesma formação que vinha usando nos últimos jogos, veja qual foi o resultado:

É, não deu muito certo usar um 4-4-2 fora de casa...

Veja como foram os outros jogos do Campeonato Brasileiro:

Mesmo com a ampliação do estádio e até alguns empréstimos bancários, a nossa situação financeira não parava de cair. Por isso, vendi o goleiro titular Fábio, cujo contrato se encerraria em menos de 3 semanas, por 4 300 k.
Aproveitei e marquei um amistoso em casa contra o Bahia por 150 mil. O jogo aconteceria daqui a 10 dias.

Com 2 000 k já no dinheiro em caixa, eu via a confiança da diretoria subir a cada jogo...

As partidas seguintes ficaram assim:

Havíamos feito uma boa campanha até aqui, e estávamos em 1º lugar no Brasileiro:

O jogo seguinte seria contra o Vitória, 2º colocado, há três rodadas do final. Seria também o último jogo de dois jogadores do nosso time: Juan Techera e Proctor, que teriam seus empréstimos encerrados.
Veja o resultado:

Mesmo tendo perdido, continuamos em primeiro lugar na classificação.

No jogo seguinte, mais um encontro decisivo... A partida era contra o Guarani, 3º colocado, em casa.
Mantive a formação que a equipe estava acostumada a usar e fui para o jogo...

Antes da última partida do campeonato, resolvi fazer algumas transferências visando a valorização e desvalorização dos atletas com o passar do ano. Veja as alterações feitas na equipe:

Com isso, fui para o último jogo da temporada, que decidiria o campeão...

Perdemos!
Mas mesmo assim conseguimos o título!!!
Mais um em minha carreira, que só estava começando... Veja a classificação final do Camp. Brasileiro Série B:

Agora, os campeões de 2011:

E tivemos um destaque individual na equipe! Moisés foi o artilheiro isolado da 2ª divisão!
Conseguimos uma vaga para a primeirona, que seria muito difícil... Mas isso é assunto para o próximo capítulo! Para o próximo ano o Paysandu planeja vários projetos...

CONTINUA...

Bom, por enquanto é isso. COMENTEM!

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

11 comentários:

Parabens fernando,exelente criatividade!!!!muito bom e achei legal essas reuniões,rsrsrs.Valeu!!

ha!e parabens pla sua honestidade.Você apenas não diz que esta bem,mas diz que seu patrimônio esta ruim e vai tentar melhora-lo.Não é como outros que só dizem que estão indo bem e tal.Mas uma vez parabens e valeu!!!!

OOOOOOLHA, demais! Adoro o De Volta à Elite!

Arranjei um tempinho pra visitar o blog, aleluia! Pena que tenho que jantar. DUAHSUADHASUHD'


Abração Fernando, continue o trabalho no melhor site de BF existente!

Po cara Parabéns! Tá bom mesmo... to curioso pra ve a 6ª parte!

Ficou muito bom,mas 17% de confiança foi fogo,um técnico tão bom como você,não era para abaixar nada de Diretoria e Torcida...
Valeu!

@Gustavo,
Muito obrigado pelos elogios :)

@Matt -,
Visite sempre que puder! Sua presença aqui é muito importante :) Muito obrigado pelos elogios...

@Juliano,
Muito obrigado, a 6ª parte não demorará a sair...

@Bruno Henzo,
Obrigado :)
Todo mundo passa por dificuldades às vezes, rsrs ;)

OTIMAAAAAAAAA

muito loka, continue assim q o blog se melhor do q ja e

tchau

Fernando queria saber o seguinte:

Da onde você iria tirar o dinheiro da lojinha do paysandu.

Bom poderia estilo você usar um trapaceador para exemplo se falaria assim na historia: Com as boas vendas na lojinha ampliamos ela pelo brasil inteiro e com isso ganhamos 250mil.Bom naum seria muito mas ajudaria né o trapaceador podera servir sem ser trapaça.Entendeu?

Impressionante como vc faz carreiras de brasfoot tão bem fernando
cara continue assim que seu blog só vai crescer
vlw cara

Porque toda vez que alguem te pergunta quando vai sair a proxima parte vc nao responde? quando vai sair o de volta a elite 6? aff...

Anônimo,
Se não respondo, deve ser porque não tenho tempo. Mas não sei aonde você viu nessa postagem alguém perguntando quando sairia a parte 6...
Bom, eu não tenho uma data marcada para fazer as postagens dessa série, faço quando eu tenho tempo e quero. Portanto, não há resposta para essa sua ergunta...

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More