sábado, 13 de novembro de 2010

Táticas de Jogo: 5-4-1

Esta é mais uma postagem da série Táticas de Jogo, onde uma formação tática do Brasfoot é analisada tanto no aspecto do jogo quanto na vida real. Confira outras postagens da série aqui
Para fecharmos o quadro neste ano, falta apenas uma tática para ser analisada (a outra é uma variação), que é o 5-4-1. Então vamos lá...


O 5-4-1 é a tática mais defensiva do Brasfoot e por isso não é muito utilizada. Porém, ela pode ser um bom "quebra-galho" nos jogos fora de casa. Ela é constituída por três zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e um atacante. Dos três zagueiros, um deles atua como líbero, dando mais sustentação à defesa. Os laterais apoiam bastante no ataque, junto com os dois meias armadores. Já o atacante, fica isolado na frente e pode ter características de velocidade, passe ou até cabeceio.

O principal ponto forte dessa formação é a defesa, que se possuir uma média de força forte, jogará bem e não sofrerá tantos gols.
Porém, o ataque é o contrário... Você não conseguirá muitos gols com essa táticas, a menos que o adversário esteja utilizando uma formação também defensiva.

Características do 5-4-1:
  • Possibilita o domínio do jogo ao adversário.
  • Boa disputa no meio-campo.
  • Defesa consistente.
  • Ataque fraco.
Boas características para os jogadores da formação:

Goleiro - Tanto faz...
Lateral Direito - Cru/Fin, Vel/Cru, Vel/Fin, etc.
Lateral Esquerdo - Cru/Mar, Cru/Des, Vel/Des, Cru/Pas, etc.
Zagueiro Direito - Des/Cab, Cab/Des.
Zagueiro Líbero - Vel/Des, Vel/Mar, etc.
Zagueiro Esquerdo - Mar/Des, Mar/Pas, Mar/Res.
Volante Principal - Des/Mar, Mar/Des.
Volante Moderno - Des/Pas, Des/Fin, Des/Vel, Mar/Fin, Mar/Pas, Mar/Vel.
Meia Direito - Fin/Pas, Fin/Arm, Pas/Fin.
Meia Esquerdo - Arm/Vel, Arm/Dri
Atacante Esquerdo -  Fin/Vel, Fin/Pas, Fin/Dri, Fin/Cab.

É isso... Essa foi a última postagem do blog nesse ano para a série Táticas de Jogo. Mas não se preocupem, porque ela poderá voltar em 2011! COMENTEM

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

8 comentários:

Lucas,
Nenhuma, eu disse que o 5-4-1 era a última tática a ser analisada, sem contar uma variação, que seria o 4-3-3 defensivo.

Essa tatica funciona muito como Fluminense/RJ
usando essa tatica ganhei de 3 á 0 do Vasco da Gama

Não sei se o outro comentário chegou, porque foi feito pelo celular...

Como acho que não chegou, vou refazer o comentário... Se tiver chegado, desconsidera a primeira, não essa, já que essa tá mais completinha :)


---------------------

Eu fico até triste por essa ser a última análise da categoria Dicas de Times, que é uma das minhas preferidas, mas paciência né... rsrs


A análise tá ótima. Eu não costumo usar essa formação (nunca usei, pra falar a verdade) porque acho ela defensiva demais...

Eu só usaria ela se fosse um jogo de eliminatória, de uma Sul Americana ou Libertadores (ou suas respectivas versões européias) e fosse o segundo jogo contra um time MUITO mais forte que o meu, e eu tivesse ganho o primeiro jogo, aí eu usaria ela só pra segurar o jogo, quem sabe tomar de 1x0...

Só uma pequena dúvida: tem que jogar no contra-ataque com ela, né?
E atacando pelas laterais ou pelo meio?


Abraço!

Matt,
O outro comentário tinha chegado sim, mas como pedido, apaguei :)
Sobre o fim da série, fique tranquilo pois ano que vem teremos mais ;)
Não precisa necessariamente jogar no contra-ataque, mas só se seu time não for muito bom que sim. Atacar tanto pela lateral quanto pelo meio poderá funcionar ;)

Abs,
Fernando

Nossa!! Não gosto muito de utilizar essa formaçao, mas pode dar certo no Fluminense-RJ como o Matt- disse.

Nesse feriado andei com tempo para jogar Brasfoot, e pretendo te mandar um save pra você colocar no blog (se quiser, lógico :P).

Eu tinha ganho a Eurocopa, tava todo empolgado e pá, uma vitória atrás da outra, aí...
brasfoot.exe parou de funcionar --'
Que raivaa!

Mas queria que você me explicasse como eu faria pra te mandar o save... Mandaria pro e-mail da BFA? Mas com as fotos dos troféus e tudo ou você se vira com isso?


Abraço!

Matt-,
Manda para o email do BFA, e pode deixar que eu me viro com as imagens. Valeu ;)

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More