Neste post estarei continuando a contar a minha história como técnico no Brasfoot. Como sempre, estarei tentando ser bastante criativo e adicionando elementos que não existem no jogo.
Para quem não acompanhou a série desde o início ou quiser rever um capítulo, seguem os links:
INTRODUÇÃO
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
De Volta à Elite - Parte 6
Bom, o ano de 2012 iria começar e até agora eu vinha fazendo uma excelente campanha com o Paysandu. Havia acabado de subir para a 1ª divisão e precisaria agora reformar o elenco e ter um time forte para pelo menos ficar na "primeirona".
Mas para poder realizar transferências, precisa-se de dinheiro...
Por isso, no ano anterior, o presidente Luiz Omar sugeriu que criássemos uma loja do clube, onde venderíamos bonés, camisetas, e diversos produtos para arrecadar alguns lucros. Então, esse foi o nosso primeiro projeto para 2012.
Para que pudéssemos criar a loja, precisaríamos de pelo menos algum dinheiro. Por isso, conseguimos um patrocinador de peso para o ano.
O nome dele é
Universo Foot, o melhor e mais conhecido site de Brasfoot (além de outros managers também). O site passou por um momento difícil há alguns meses atrás, pois havia sido hackeado, porém agora voltou com tudo, trazendo os melhores conteúdos relacionados aos jogos managers. Eu recomendo à todos acessarem o
Universo Foot!
Assim, recebemos 1 milhão de dinheiro do patrocínio e lançamos a nova camisa para 2012:
Já que estamos nesse clima de divulgação de sites, recomendo também que acessem o WL Design, um site que faz mockups (camisas de times) muito bem. Como vocês podem ver na imagem acima, o trabalho é muito bem feito.
Bom, então essa seria a camisa do Paysandu para o nosso primeiro ano na primeira divisão. Já tínhamos uma boa quantia em dinheiro para iniciarmos a construção da loja, e por isso participei de uma reunião com a diretoria e outros dirigentes de marketing e fizemos a lista dos produtos que seriam vendidos por mês, com as suas quantidades, preços e o lucro estimado.
Como vocês podem ver, conseguiríamos um lucro de $200 mil, o suficiente para pagar as dívidas e ainda sobrar um bom lucro. Venderíamos a mesma quantidade a cada mês e isso nos daria, no final do ano, aproximadamente 2 milhões de dinheiro.
Bom, após todas essas novidades do clube, meu objetivo agora era sair em busca de reformar o elenco.
Veja como ele estava:
Veja como ficou a lista de transferências:
O plantel do time para a temporada 2012 ficou assim:
O número de jogadores ficou pequeno e suas forças não tão altas devido as nossas condições financeira. Mesmo assim, acho que conseguiríamos cumprir nosso objetivo, que era nos segurarmos na primeira divisão.
Então fomos para os jogos... Na pré-temporada, jogamos 2 amistosos em casa para ganhar dinheiro, cujos resultados foram:
Paysandu 1x1 Benfica
Paysandu 0x0 São Paulo
Foram resultados que nos deram mais ânimo para a disputa do Estadual, pois não esperávamos empatar com essas duas grandes equipes.
Então, os Estaduais começaram...
O nosso primeiro jogo foi contra o São Raimundo em casa. Vencemos a partida usando um 4-4-2 normal, mesmo tendo um jogador expulso logo no início.
Para o jogo seguinte contra o Independente PA fora de casa, decidi manter a mesma formação. O resultado foi bem diferente do primeiro...
O 4-4-2 de sempre estava dando certo, por isso decidi mantê-lo... Na partida seguinte encaramos o Ananindeua em casa, veja o resultado:
Mais um jogador havia sido expulso, mas mesmo assim conseguimos um bom resultado.
No jogo seguinte, pegamos o Remo em casa. O resultado foi esse:
Para encerrar o primeiro turno, jogamos contra o Águia, fora de casa. Tomamos um susto, mas atacamos bastante no 2º tempo e conseguimos a virada.
-- ENTREVISTA PÓS-JOGO --
REPÓRTER - Fernando, após vermos a boa campanha que o Paysandu fez ano passado, e o progresso que ele está fazendo esse ano, você acha que o clube pode aspirar alguma coisa neste ano?
EU - É difícil de falar agora, pois os Estaduais e a 2ª Divisão do Camp. Brasileiro foram fáceis... Só saberemos se disputaremos algum título neste ano após as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Mas creio que não, infelizmente...
REPÓRTER - Porque você acha isso?
EU - Apesar dos nossos investimentos na loja do clube esse ano, o saldo da equipe ficou muito baixo e foi difícil realizar as transferências. Por isso, não conseguimos montar um time forte e competitivo para uma 1ª divisão.
REPÓRTER - Bom, sobre os jogadores contratados para essa temporada, qual te agradou mais até agora?
EU - O atacante Long vem sendo o principal jogador da equipe neste Estadual, mesmo jogando na reserva. Todo jogo que ele entra, ele marca, é incrível!
REPÓRTER - E o Moisés? Você acha que a contratação do Long atingiu ele?
EU - O Moisés continua o mesmo, marcando seus gols e ajudando muito a equipe. Até agora, se não me engano, foram 3 gols em 5 jogos.
Assim, tínhamos encerrado o 1º turno do Estadual Paraense em 1º lugar, como mostra a classificação:
Os jogos do 2º turno ficaram assim:
A classificação ficou assim:
Estávamos na final do Estadual e iríamos enfrentar o Águia. O primeiro jogo foi fora, e eu mantive a mesma formação de sempre...
Já tínhamos uma boa vantagem para o segundo jogo, e nossa moral estava lá em cima...
O resultado do jogo de volta foi esse:
Um excelente resultado em casa, para fechar uma ótima campanha nos Estaduais 2012! Éramos mais uma vez Campeões Paraenses!
Agora é Tri-Campeão!!!
Confira a Tabela de Campeões Estaduais 2012:
Além do título, o nosso grande Moisés foi pela terceira vez artilheiro desse campeonato... Com isso, no total, ganhamos 1 milhão e 500 mil. Foi uma boa quantia, pois estávamos começando a entrar numa crise financeira...
CONTINUA...
E agora?! Será que eu conseguirei controlar as finanças do time e ao mesmo tempo me estabelecer na 1ª divisão?! Veremos no próximo capítulo...
COMENTEM!
Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais