sexta-feira, 25 de junho de 2010

Táticas de Jogo: 3-5-2

E as análises de visitantes do blog não param de chegar! Esta, feita por Wanderley Mendes, me deu a ideia de criar um novo quadro aqui no blog: "Táticas de Jogo", onde a cada postagem, uma tática seria analisada detalhadamente, como fez o Wanderley nesta... Veja:
 
 
O 3-5-2 é um esquema considerado muito defensivo por parte de alguns técnicos de futebol, mas não é bem assim como dizem não. O 3-5-2 pode também se apresentar de uma forma bastante ofensiva, e isso depende dos laterais que você usa, pois nesse esquema os alas tem uma função ofensiva mais importante, pois terão que dividir com o meia a responsabilidade da armação do jogo e chegada ao ataque.

Características do 3-5-2:
  • Número equilibrado de jogadores em cada compartimento do campo
  • Boa ocupação de espaço nos três setores
  • Pode ser ofensivo ou defensivo com poucas alterações
  • Amação de jogo pelas alas
  • O adversário cria dificuldade se entrar com 1 ou 3 atacantes
  • Necessita de zagueiros com boa técnica para a saída de bola 
Abaixo algumas dicas sobre as características dos jogadores em cada posição do esquema 3-5-2 normal:

 
Pode ser muito útil para você que pretende estabelecer o 3-5-2 NORMAL como o esquema que será usado durante a temporada inteira, pois é um sistema muito bom, mas que necessita de muito entrosamento entre os jogadores. O 3-5-2 ofensivo, eu aconselho a ser usado quando você estiver perdendo o jogo. (veja: "Substituições no Intervalo")
E já vou logo avisando: é claro que existe outras características, mas com essas que eu citarei abaixo, eu ganhei nada menos que uma Libertadores...

Goleiro: A melhor característica, para mim é COL/REF 
Zagueiro Líbero: É o zagueiro que fica na sobra, DES/CAB 
Zagueiro Central: É o zagueiro da direita, DES/RES 
Terceiro Zagueiro: É o zagueiro da esquerda, VEL/DES
Primeiro Volante: É o famoso cão de guarda, na imagem acima ele está na direita, mas quando você está com a posse de bola ele centraliza a frente dos zagueiros, MAR/DES 
Segundo Volante: É o volante moderno, que sabe sair jogando, DES/PAS 
Alas Esquerdo e Direito: Devem saber cruzar, principalmente, CRU/VEL ou CRU/FIN 
Meia Ofensivo: É o maestro nesse esquema, o cara que distribui a bola no meio de campo, ARM/PAS 
Primeiro Atacante: É o matador, FIN/CAB OU FIN/PAS 
Segundo Atacante: É um atacante de mais movimentação, FIN/VEL

 

 E essa foi a excelente análise do Wanderley sobre o esquema 3-5-2... Comentem o que acharam!
Fiquem ligados no blog, que mais postagens e quadros virão!

Abs,
Fernando Monteiro

7 comentários:

Bom Na verdade eu axxo q vc poderia Colocar Um Ala Com caracteristicas mais ofensivas tipo um com Fin/Cru Ou entaum Vel-Fin Ne uma das pontas e na outra o Cru-Vel ou Cru/Fin ai vc ia disibir o ritimo de jogo por exemplo em um contratake pela q tenha os jogadores mais ofensivos seria falal pq eles sabem finalizar ou meter a bola na area e o Volante moderno a melhor caracteristica pra ele e Des/Arm serio e o melhor sem duvida mais e muito dificil de se axxar um jogador com essa caracteristicar mais qdo se axa e um grande promisso pra sua equipe

Gostei


Bem explicadinho, fala de cada posição, bem legal.



Mas pô, eu sempre quis saber umas coisas sobre goleiros:

1. Característica Def ajuda muito nos pênaltis? Se ajuda, quando ajuda mais: na decisão, quando o jogo vai pras penalidades máximas ou no jogo normal, quando se sofre um pênalty?
2. Se o cara tem atacantes Fin/Vel ou Fin/Dri é bom você ter um goleiro com Saida do Gol (Sai)? Vale apena se o cara tem um atacante Fin/Dri e outro Cab/Fin ou Fin/Cab?
3. Sempre no final de um jogo de eliminatória (40~45 do 2º tempo), se sobra uma substituição, eu coloco meu goleiro reserva, se ele tiver característica Def. Pên. Vale apena?


Bom, valeu! haha ;)

Anônimo,
Respondendo a sua pergunta...

1 - Sim, ajuda. Mas não faz diferença se for no meio ou na disputa de penaltis.
2 - Essa eu num tenho tanta certeza... Tem lógica, mas eu num sei se o Emmanuel pôs isso no jogo.
3 - Vale a pena sim. Contanto que ele também tenha uma força alta...

Valeu, espero ter ajudado!

Abs,
Fernando

Isso que o anônimo(não eu...lol) faz sentido, e alem disso, na pratica é verdade, um goleiro com saida de gol, diminuiu a frequencia de gols do adversario com atacantes de DRIBLE e CABECEIO

ou então, foi sorte minha! :)

foi sorte sua um atacante com a caracteristica "drible" driblaria o goleiro com a caracteristica "saida do gol".
Mas no Cabeceio acho que ta certo pq quando se cabeceia e dificil agarrar pq e muito rapido. .
entao seria melhor se antecipar e pegar a bola antes do jogador cabecear.
Bem acho que ta certo. .

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More