Vou continuar a contar minha história como técnico no Brasfoot. Se você não acompanhou a série desde o começo, aqui vão os links:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
Então lá vai...
Eu estava disputando a 2ª divisão com o Juventude e estava em 1º lugar. Mas os meus próximos jogos eram contra o Vasco e o Palmeiras, que estavam em 2º e 3º lugar.
Pela 17ª rodada do 2º turno, eu enfrentei o Vasco fora de casa. Uma derrota me deixaria longe do título. O Vasco era uma das melhores equipes da 2ª divisão e precisava ganhar a qualquer custo. Mas não foi isso que aconteceu...
Fomos para o jogo em busca do empate, jogando no 4-4-2 defensivo e no contra-ataque. E foi exatamente o que conseguimos: um 0x0 daqueles de se comemorar.
O adversário pode ter jogado melhor, mas o que importa é o resultado.
Clique p/ ampliar |
Foi um excelente resultado e continuávamos em primeiro. Mas ainda precisávamos resistir a força palmeirense no jogo seguinte para levantar a taça.
Não conseguimos. Resistir a força. Mas continuávamos muito perto do título.
O jogo contra o Palmeiras não saiu como o esperado e perdemos em casa por 2x0. Mas demos sorte, porque o Vasco, que estava em segundo, não conseguiu vencer o Fortaleza e apenas empatou em 1x1.
Assim, seguimos em primeiro lugar e só restava mais uma rodada para o término do Brasileiro.
O próximo jogo era contra o Avaí, que estava em 5º lugar e não tinha mais chance de se classificar para a 1ª divisão. Portanto, não precisava ganhar. Mas nós, sim. Não tinha jeito: ou vencíamos ou daríamos adeus ao título. O Vasco e o Palmeiras estavam a apenas um ponto atrás de mim.
Fomos para o jogo com o time titular escalado num 4-4-2 que já estávamos acostumados. Mas mandei os jogadores irem para cima e atacarem como se fosse o último jogo da vida deles. E funcionou.
O gol do atacante Luan, no finalzinho do jogo, garantiu-nos a vitória.
Clique p/ ampliar |
E com isso, fomos campeões da Série B do Campeonato Brasileiro! Ganhamos $2,5m pelo título e fechamos um ano excelente com 2 títulos (Gaúcho e Série B), 34 vitórias em 50 jogos e apenas 9 derrotas! Tenho certeza que minha reputação aumentou muito após esse ano e logo mais, outros clubes irão querer me contratar.
Campeões de 2011 (clique p/ ampliar) |
No ano seguinte...
2012 começou! Será um ano difícil, pois enfrentaremos equipes da 1ª divisão com grandes jogadores. Para isso, precisei reformular o elenco.
Eu negociei a saída de alguns jogadores que estavam com seu contrato encerrado, ou que possuiam uma força muito baixa. Eu também contratei jogadores para variadas posições e pedi empréstimo de alguns.
Veja as negociações para o início da temporada:
Antes de começar a jogar, marquei 4 amistosos com o Milan em casa, cada um por $300 mil.
Os 2 primeiros jogos do ano eram amistosos e meu objetivo era treinar os jogadores e ao mesmo tempo ganhar dinheiro.
O plantel do meu time estava assim:
Fui para os jogos no 4-4-2 com os mais fortes da minha equipe, pois ainda não tinha uma noção de como era cada jogador que havia acabado de contratar. Só conhecia o atacante Acquafresca e sabia que era promessa de muitos gols, pelo seu histórico e pelo seu bom desempenho nos treinos da pré-temporada.
E eu estava certo sobre ele...
Nas duas partidas amistosas contra o Milan ele fez os únicos gols do jogo. No primeiro, fez um na vitória por 1x0 e no segundo fez dois na vitória por 2x0. Além da grande atuação do Acqua, vamos ressaltar os grandes resultados obtidos contra uma equipe forte como a do Milan. Isso só nos deu mais confiança para a disputa do Estadual Gaúcho, que estava pra começar...
O primeiro jogo do Campeonato Gaúcho foi contra o Brasil de Pelotas. Conseguimos uma boa vitória na nossa casa, com destaque para a atuação do Pimpão e do Acqua, que fizeram 2 gols.
Clique p/ ampliar |
Fizemos uma grande campanha e conseguimos ganhar do Grêmio no Olímpico na última rodada para terminar na primeira colocação. Mas nada ainda estava definido. Precisávamos jogar as finais contra o Grêmio, e nós tínhamos a vantagem de ter classificado em primeiro.
O primeiro jogo foi fora de casa e por isso escalei o time num 4-4-2 defensivo. E deu certo, pois não tomamos gol e empatamos em 0x0. Foi um bom resultado fora de casa, que nos dava tranquilidade para o jogo seguinte.
ENTREVISTA PÓS-JOGO:
REPÓRTER - Com esse resultado hoje, vocês já podem se considerar campeões do Gaúcho?O segundo jogo da final foi em casa e por isso escalei o time num 4-4-2 mais solto, mas falei para os jogadores tomarem cuidado, pois qualquer bobagem poderia nos deixar longe da taça.
EU - Não, é claro que não. Tudo ainda pode acontecer, nada está definido.
REPÓRTER - Fernando, é verdade que o clube São Paulo está querendo te contratar, pela seu excelente desempenho no Juventude?
EU - Eu não recebi nenhuma informação sobre isso ainda, e se tivesse, não sairia por aí falando.
Mas naquela noite tudo ocorreu bem. Saímos do estádio com mais um título na conta: o Bicampeonato Gaúcho!
Clique p/ ampliar |
Veja os campeões dos Estaduais pelo país:
Após a vitória, o presidente pagou um jantar em uma pizzaria para todos os jogadores e a comissão técnica. Ele me parabenizou por toda a minha campanha e disse que tinha feito a escolha certa ao me contratar. Naquela noite todos estavam felizes e se divertindo com mais um título ganho. Mas quando saímos do restaurante e todos foram para casa, o zagueiro Thiago Carvalho, de 23 anos, dirigiu bêbado e foi pego por policiais, que o prenderam na hora. Eu recebi a notícia do presidente quando chegava em casa e ele disse que havia pagado a fiança e o jogador já tinha saído da prisão, mas que providências seriam tomadas e que o Thiago receberia multas no seu salário e ficaria de fora de alguns jogos. Tinha que acontecer algo para estragar minha boa noite de sono... Mas a felicidade do título era maior que a raiva do zagueiro.
CONTINUA...
Depois eu posto a campanha no Brasileiro.
Abs,
Fernando M. T. Pinheiro
4 comentários:
contrate jogadores mais possiveis nao o aquafresca ou o goleiro da sérvia
Anônimo - O Acquafresca virou o artilheiro do meu time, então pra mim, não importa a nacionalidade, ou o nome... Eu busco revelar craques, mesmo que sejam de outros países.
Valeu!
Fernando vc ta certo. Pois eu comecei um no botafogo do estado de são paulo, fui ganhando tudo q tinha pela frente desde a 4° Divisão até chegar na primeira...só q eu nao fiquei reformulando o elenco a cada temporada, fui juntando dinheiro até chegar na primeira divisão ai sim alterei o elenco...vendi andré neles e adriano contratei um tal de Pedro Henrique e Baena para substituilos...só q contratei esses dois jogadores com caracters. de passe para contribuir como meu artilheito Willian q é o maior goleador do meu brasfoot e com o Malaquias o segundo artilheiro do time. achei q eu nao ia durar muito na segunda divisão mais eu fiquei em terceiro lugar só a 2 pontos atrás do lider são paulo...só q no anoi seguinte eu ganhei todos os titulos q disputei...e assim eu vou jogando....falow fernando, um abraço, seu rumo ao estrelato me serviu de exemplo...valew mesmo. =)
Fernando, por favor, vc pode fazer uma análise do Duque de Caxias?
Postar um comentário
O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!