quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rumo ao Estrelato - Parte Final

Chegamos à tão esperada última parte da série "Rumo ao Estrelato" aqui do blog. Para quem não sabe, é uma série em que eu conto minha história como técnico no Brasfoot, dando mais criatividade e emoção.
Aqui estão as partes anteriores da série:

PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
PARTE 5
PARTE 6
PARTE 7
PARTE 8
PARTE 9

Bom, então lá vai...


O ano de 2013 iria começar, e eu havia acabado de me transferir para o Barcelona, da Espanha.
Antes de jogar os amistosos, dei uma leve "mexida" no time, vendendo alguns jogadores e comprando outros. Veja:



Eu também aproveitei o dinheiro que sobrou para fazer uma reforma no meu estádio, o Camp Nou. Veja:


A diretoria aprovou todas as minhas negociações e até a reforma no estádio, que agora ficaria com mais de 80 mil lugares.

Veja como ficou meu time após as transferências:


Então eu fui para os jogos...

No ano passado eu havia marcado dois amistosos para esse ano contra o Arsenal, que serviriam para testar o time antes de começar a Liga dos Campeões. Ah, e falando em Champions League, veja como estava meu grupo:


No primeiro amistoso decidi escalar o time ofensivamente, usando um 4-3-3 com Ibrahimovic na direita, Pedro no meio e Messi na esquerda. Tudo bem que o adversário era forte, mas nem um golzinho é demais! (ou de menos)

Clique p/ ampliar


Na outra partida resolvi ser diferente, não arriscar tanto. Usei um 4-4-2 normal, com Messi e Ibrahimovic na frente. Assim o time jogou bem melhor que na partida anterior, e conseguimos uma boa vitória.

Clique p /ampliar


Após essa fase de testes, agora o bicho ia pegar. Começaria a tão esperada Liga dos Campeões, a Copa da Espanha e o Campeonato Espanhol. Eu não tinha outra opção se não conquistar tudo. Esse não era um objetivo da diretoria, mas meu objetivo. Só assim conseguiria chegar ao estrelato e ser conhecido no mundo todo.

Antes disso, fizemos uma pausa para a disputa dos Estaduais, onde pudemos analisar alguns jogadores brasileiros para quem sabe revelar um craque. Mas eu a diretoria não nos interessamos por ninguém e concordamos em não gastar mais dinheiro com transferências tão cedo.
Mas isso não significava que não poderíamos ganhar dinheiro com transferências... Pois recebemos uma proposta irrecusável do Catania pelo zagueiro Chyhrynskyi. Resolvemos liberar o jogador, que já pensávamos em vender antes mesmo da proposta. Veja:



Bom, antes mesmo de terminar os Estaduais do Brasil, começou a Liga dos Campeões. O primeiro jogo nosso foi contra o Bayern Munique fora. Jogo difícil...
Escalei o time mais recuado, para não arriscar tanto. Mesmo assim conseguimos uma vitória surpreendente...

Clique p/ ampliar

O jogo seguinte da Champions League foi fora de casa também, desta vez contra o PSV.
Foi um jogaço! Com vários gols e cartões... Começamos perdendo por 2x0, mas nos recuperamos e conseguimos a virada.

Clique p/ ampliar


-- ENTREVISTA PÓS-JOGO --
REPÓRTER - Fernando, uma vitória como essa aumenta a moral da equipe para a disputa da Liga dos Campeões?
EU - Claro, foram duas vitórias fora de casa em cima de dois grandes clubes... Isso só nos incentiva mais.
REPÓRTER - É verdade o que dizem por aí, que há alguns jogadores na sua equipe que estão insatisfeitos por não estarem sendo utilizados?
EU - Totalmente mentira! Até porque o clima no nosso clube é ótimo e eu dou espaço para todos jogarem aqui. Isso é só boato que vocês da imprensa inventam só para criar confusão...

O jogo seguinte foi contra o Sparta Praga, mais uma vez pela Liga dos Campeões. Só que desta vez tínhamos o fator casa a favor.
Escalei o time mais ofensivamente, num 4-3-3 com Ibra jogando como atacante central. O adversário era fraco e um resultado a favor nos daria uma folga na liderança do campeonato. Veja como foi o jogo:

Clique p/ ampliar


Fechamos o 1º turno da Champions League em primeiro, três pontos na frente do segundo colocado, o Bayern.

Na abertura do 2º turno jogamos contra o próprio Bayern, em casa. Foi um jogo difícil e não conseguimos a vitória.

Clique p /ampliar


Em meio à isso, a disputa dos Estaduais haviam acabado. O meu velho Juventude não conseguiu o tricampeonato gaúcho, ficou em 3º lugar. Mas o craque Aqcuafresca foi o artilheiro da competição! Uma boa notícia pelo menos...

Bom, voltando a Europa...

O jogo seguinte foi contra o PSV. Resolvi testar uma nova formação, mais ofensiva. Escalei o time num 3-4-3 atacando pelas laterais.
A equipe jogou bem, mas o resultado não foi tão grande quanto achei que seria. Pelo menos conseguimos a vitória...

Clique p/ ampliar


Iria começar o Campeonato Espanhol... Meu objetivo, como já disse antes, era conquistar esse título.

O primeiro jogo foi contra o Valladolid, em casa. Escalei o time num 4-3-3 que os jogadores já estavam acostumados, e deu certo. Muito certo, na verdade.
5x1 foi o resultado da partida, e de virada. Sem destaques individuais, apenas uma boa atuação do grupo.

O segundo jogo foi fora de casa, contra o Real Sociedad. Usei um 4-4-2 defensivo, e vencemos por 2x0. Uma grande vitória, com destaque para Ibrahimovic, que fez os dois gols.

A partida seguinte era a última da fase de grupos da Liga dos Campeões. Eu estava em primeiro, mas com o Bayern 'colado' atrás.
Arrumei o time da mesma forma que no jogo passado, e o resultado foi o mesmo: 2x0.

Clique p/ ampliar

Com isso, a classificação do meu grupo ficou assim:


O bom é que fomos o segundo melhor time na fase de grupos. O primeiro foi o Real Madrid, mas só poderíamos pegá-lo na final.
Assim teríamos uma vantagem até a final, tendo o segundo jogo dos mata-matas em casa, podendo 'decidir' ao lado da torcida.

Os jogos seguintes ficaram assim:


Durante esses jogos, houve uma confusão no clube. O atacante Bojan foi reclamar com a diretoria pedindo minha saída, porque ele não estava sendo aproveitado nas partidas. Então ele falou que a diretoria tinha de escolher entre eu e ele, caso contrário ele se transferiria para outro clube.
O presidente foi falar pessoalmente ao jogador que eu ficaria e que quem sairia era ele. Portanto, ele foi vendido por $24 milhões. Para seu lugar, foi contratado o atacante Marquinhos do Palmeiras, por $12 milhões.

O Barcelona estava em 2º colocado no Camp. Espanhol, um ponto atrás do Real Madrid. Eu também estava nas semi-finais da Copa da Espanha e tinha chegado à final da Liga dos Campeões.

O jogo seguinte era a tão esperada final da Champions League, contra o Lyon, que havia batido o Real Madrid em sua casa.
A primeira partida da final era em casa (um erro do jogo, pois pelo meu desempenho na 1ª fase, teria que jogar a primeira partida fora). Era a chance de sair na frente nessa disputa de dois rounds.

-- DISCURSO PRÉ-JOGO --
EU - É agora rapazes! Esse é o momento de mostrar pra quê a gente tá aqui. Esqueçam a imprensa, esqueçam a torcida, esqueçam tudo. Esse é o jogo. Joguem com o coração! Eu sei que vocês conseguem! A gente só chegou até onde estamos porque vocês são capazes! Vocês são capazes de vencê-los hoje, garotos! Então vão lá e mostrem isso ao mundo!
Escalei o time num 4-4-2 normal atacando pelas laterais e fui para o jogo.
Foi um jogo duro e emocionante, e eu senti que os jogadores estavam focados e queriam esse título tanto quanto eu. Veja como foi a partida:

Clique p/ ampliar


Os jogos seguintes, até a final, ficaram assim:



E então, a final...

Barcelona e Lyon. Um deles sairia da partida de hoje campeão. A nossa equipe tinha a vantagem de jogar pelo empate, mas nem por isso podíamos abrir espaços e bobiar.
A imagem a seguir fala por si:

Clique p/ ampliar


Fomos campeões da Champions League!!! Mais um título na minha carreira! O maior, sem dúvidas, até agora. Meu objetivo agora era o Mundial! Além do Espanhol e da Copa da Espanha...


O jogo seguinte foi contra o Málaga, em casa, pelo Camp. Espanhol.
Vencemos por 2x1 e conseguimos uma certa distante do segundo colocado.

A partida seguinte foi contra o Real Madrid, pelo segundo jogo da semi-final da Copa da Espanha. O jogo era em casa, e precisávamos da vitória, pois o Real ganhara de 1x0 em sua casa no primeiro jogo.
O problema é que tínhamos um desfalque: Ibrahimovic, um dos melhores da equipe, estava expulso. Ia ser um jogo duro...
Veja como foi:


Estávamos na final da Copa da Espanha!

A última partida do 1º turno do Camp. Espanhol foi contra o Xérez, fora de casa.
2x3 foi o resultado do jogo. Uma vitória de virada...

Com isso, a classificação do campeonato após o 1º turno ficou assim:


O primeiro jogo do segundo turno foi contra Valladolid, fora de casa. Conseguimos uma vitória por 2x1.

Havia chegado o dia da final da Copa da Espanha! O primeiro jogo era fora de casa e o adversário era o Sevilla. Escalei o time num 4-3-3, pois não queria depender do segundo jogo. Mas conseguimos apenas uma vantagem de um gol... Veja:

Clique p/ ampliar


Os dois jogos seguintes do Campeonato Espanhol ficaram assim:

Barcelona 4x2 Real Sociedad
Real Madrid 1x0 Barcelona
Então chegou o dia do último jogo da Copa da Espanha. O segundo jogo da final! Havíamos ganhado o primeiro por 2x1, mas isso não garantia nada...
Veja como foi o jogo:

Clique p/ ampliar

Enfim, mais um título no ano! O segundo até agora...
Agora tinha que me concentrar no Espanhol, pois o Real Madrid estava na minha cola...

Veja como ficaram os jogos do 2º turno do Campeonato Espanhol:



O Barça ocupava a primeira posição no campeonato, e o Real Madrid estava, como eu previa, bem perto... Os dois estavam isolados na frente brigando pelo título um contra o outro. Qualquer vacilo custaria o título Espanhol.

Bom, o último jogo do campeonato foi contra o Xérez, em casa. A imagem fala por si...

Clique p/ ampliar

Com essa vitória conquistamos mais um título! Uma campanha incrível até aqui! Mas ainda não acabou, pois teria a disputa do Mundial, para provar quem é o melhor do mundo.
Primeiro, vejam como ficou a classificação do Campeonato Espanhol 2013:



E começou o Mundial Interclubes em Dubai! Meu objetivo não outro, a não ser ganhar mais esse título! E a diretoria também confiava em mim e já demonstrava felicidade com relação ao meu trabalho.
Bom, vamos aos jogos...

A primeira partida foi contra um time chamado TP Mazembe. Pelo nome, parecia ser fácil, mas não podíamos achar que o jogo já estava ganho.
Escalei o time num 4-4-2 normal, que os jogadores já conheciam bem. O jogo terminou em 5x1 para a gente. Veja os detalhes:

Clique p/ ampliar


A final do Mundial seria contra o Flamengo, do Brasil. O Barcelona ainda sentia o trauma da derrota para o Internacional, outro time brasileiro, em 2006, mas eu tive uma conversa com os jogadores e convenci eles de que esse era um novo jogo, e que nós não íamos bobear mais.

Escalei o time da mesma forma que no jogo passado. E deu certo...

Clique p/ ampliar


Uma excelente vitória, para fechar o ano com chave de ouro. E mais um título! Para cumprir meu objetivo...
Fui campeão de tudo em 2013! Campeonato Espanhol, Copa Espanhola, Libertadores, e Mundial!
Veja os campeões do ano:

Clique p/ ampliar


A diretoria, a torcida, os jogadores... Todos estavam muito contentes com o meu trabalho e não viam a hora de eu assinar o contrato por mais um ano.
E no dia seguinte mesmo, fui conversar com o presidente sobre isso.

Falei a ele que não queria renovar o contrato com o Barcelona.
Falei também que não queria assinar contrato com nenhum time mais.
Havia chegado a minha hora... (não é de morrer não, tá louco?)
 Eu já tinha pensado muito nesse assunto e essa era a minha opinião final.
Iria me aposentar... Chega de futebol, agora só pela TV!




Bom, é isso... essa foi a última parte da minha história como técnico. Mas não termina por aqui não! A próxima postagem será uma retrospectiva da minha campanha em todos os anos... Curiosidades, análises, e melhor ainda: o SAVE da minha carreira! Não percam!

Gostaram da série?! Fale o que achou... Estou pensando em fazer uma outra história depois, o que vocês acham? COMENTEM!!!


OBS.: Passei 4 horas e 30 minutos fazendo essa postagem


Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

15 comentários:

Caramba muito bom meu que historiia.Parabens olha tem poucas pessoas com tatanta criatividade como você e voce joga bem brasfoot hein.Valeu fernando e parabens e faça outra seire mesmo porque é muito bom.Valeu!

Parabéns, ganhou tudo pelo Barça!

Notei uma coisa: Com o passar dos jogos, o Messi deixou de ser titular, e você começou a escalar o Marquinhos :O

Outra coisa: Em casa você só ganha de goleada! Meu Deus!


Enfim, parabéns pela postagem (4h e meia *-*). Por todas até agora.
Parabéns pelo blog, por tudo! :D

@Gbmaciel13, obrigado pelo comentário...
Acho que vou fazer mesmo uma nova série, mas só daqui a um tempo...
Cansa fazer isso, rsrs...

Abs,
Fernando

@Anônimo - Obrigado pelos elogios ; )
Bem notado, eu vou explicar tudo isso no post de amanhã, a retrospectiva. Os detalhes, táticas usadas, tudo lá...

Abs,
Fernando

eu tambem to fazendo um rumo ao estrelato no meu blog vai la e da uma olhada
plantoabrasfoot-net.blogspot.com

eu tambem estou fazendo uma serie rumo ao estrelato no meu blog da um olhada la em www.brasfoot-ideias.blogspot.com

carlos nao ta dando certo nao

Estava esperando muito por essa última parte , e ela foi muito legal ...
Parabéns pelo seu ótimo trabalho Fernando xD

Oba, retrospectiva :D

Vai ser legal, vai ajudar a entender melhor tudo, e tal. '-'



E outra coisa que quero ver muito: mais uma postagem da seção Táticas de Jogo!


É isso Fernando, abço (: '

fernando voce nao ganhou tudo faltou uma copa america uma euro copa e uma liga europa (que eu acho o mais dificiuuuuuu de todos, e dificiuuuu de classifica)

Primeiramente gostaria de agradecer todos que comentaram :)
@Anônimo - "Táticas de Jogo" sairá logo logo...

Abs,
Fernando

@anonimo - Eu quis dizer que ganhei tudo que participei. Não joguei Eurocopa, Copa América, nada disso... ; )

Caramba,lendo essa história eu fiquei com uma vontade de ler direto,é uma linda (e viciante,rsrs) história,quando se ler ela dá uma vontade de ler mais,o Rumo ao Estrelato foi um Super Exemplo que o BFA vai virar uma "Potência do BF",isso irá acontecer se o Blog continuar assim...

Vlw por tudo !!!

ADORO SEU BLOG FERNANDO, NA MINHA ESCOLA, JÁ INDIQUEI AOS MEUS COLEGAS O SEU BLOG PARA ACESSAREM E PEGAREM DICAS DE BRASFOOT.

PS:VOCÊ TORCE PARA QUE TIME?

100 pontos a 100 que disputa

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More