terça-feira, 25 de outubro de 2011

Plágio - Crime que afeta a todos

por Demétrio
Caros leitores, sei que o site deve apenas falar sobre Brasfoot. Mas ontem vi algo que realmente mexeu comigo e de certa forma diz respeito ao Brasfoot: o plágio!

Ultimamente, tenho pesquisado e visto que muitos sites e fóruns copiam conteúdo do BFA sem ao menos colocar créditos. Então vocês pensam: "se eu colocar créditos, posso copiar conteúdo do BFA?"
Então eu digo: "não". (É, eu leio pensamentos e sei que você estava pensando se leio pensamentos)

Há pouco tempo, fiz um texto sobre trapaceadores que dizia que "não era justo utilizar trapaceadores", pois hoje posso reforçar esse comentário com essa visão não muito privilegiada de quem teve o trabalho roubado. Por que "não muito privilegiada"? Porque muitas pessoas estão tendo seu trabalho copiado! Conheço vários sites que também copiam o Brasfoot, com nomes diferentes do tipo: "Demefoot" (exemplo fictício por culpa do Cinite), um jogo com o estilo do Brasfoot, mas com uma vantagem: é grátis.
Aí vocês (pessoas) pensam: "e o FutLife, não é plágio?"
Bem, o Futlife é um jogo que não tem estilo de manager e não se associa a "Brasfoot", além de ter autoria de Fernando Monteiro. Comparem:
  • Opção A - Demefoot - Jogo de gente bonita, manager, e pode-se pegar times de qualquer país ou divisão.
  • Opção B - Brasfoot - Jogo de gente bonita, manager, pode-se pegar times de qualquer país ou divisão desde que pague.
  • Opção C - FutLife - Jogo de gente que acessa o BFA, estilo rumo ao estrelato, quantidade de times limitada (versão Beta).
Bem, se vocês acharam que a Opção A e a Opção B são parecidas, você pode:
  • Opção A - Ser bonito.
  • Opção C - Trabalhar para a CSI.
  • Opção C - Seguir Bino até descobrir se realmente era uma cilada.
Plágio é crime, isso todos sabem. Mas roubar bancos também não é crime? Corrupção também não é crime? Bullying também não é crime? Ok, ok, mas resolvam meus problemas que quando eu for maior de idade resolvo os problemas do mundo.
Digamos que vocês leiam minhas análises no blog ***** (asteriscos não identificam blog! Asteriscos malditos!) e eles colocaram os créditos. Do que adianta? Vão voltar pro BFA para ler as mesmas coisas?

Esse assunto já foi discutido várias vezes, mas eu não sou "apenas" mais um. A única coisa que tenho de "mais um" é que sou "mais uma" vítima desse plágio excessivo. Quem copia ganha o quê?
Fama? Poder? Dinheiro? Reconhecimento? Cachorros de tapa-olho? (Tão desatentos que nem perceberam que tem duas opções C)

O que leva uma pessoa a copiar o trabalho de outra? Com certeza, não é admiração. Agora a filosofia vai vir como uma rajada de vento carregando bons ares e ideias: se você me admira (exemplo), provavelmente me admira porque tenho um estilo que ninguém mais tem. Então, sou admirado porque sou diferente. Se você me imita, eu deixo de ser diferente. Deixo de ser único... Se você copia o trabalho do BFA por ter "gostado muito", você está contribuindo para que menos pessoas "gostem muito".

Eu, o Fernando, vários analistas, escritores e blogueiros não escrevemos nossos textos do nada, trabalhamos muito duro neles. O minimo de reconhecimento que merecemos é a nossa exclusividade preservada (caso essa seja a vontade do autor).

Abs,
Demétrio
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

16 comentários:

Muiito dahora mano, Parabens

Plagiar é foda.

Realmente muito bom o post! Fugiu um pouco da característica do blog, mas creio que ajudará muitos blogueiros a terem consciência na hora de copiar o conteúdo!

E outra, eu percebi que tinha duas opções C ;)

Shandokan..

Muito bom Demétrio, concordo com tudo o que foi abordado, acho que essas pessoas querem de qualquer maneira fazer parte desse mundo (O BF) que vem crescendo a cada dia e aproveitam de sites de credibilidade que é o BFAnálises para obter sucesso "falso sucesso". Post muito concientizador, parabéns!

Todo bem plagio é crime, mais estilo de postagens, vooc num inventou o estilo engraçado, tem muita gente que usa, e também usa melhor que tu, antes ate de vooc ser analista já tinha esse estilo !

Não só analises..
O povo plageia tudo...
E o pior que nem a fonte citam, isso que mais desmotiva..

Isso mesmo quem copia não tem admiração tem INVEJA!

Parabens Demétrio!
as pessoas que plageam(nem sei se escreve assim) é porque me acham bonito e me acham um Chuck Norris
da vida

essa foi uma das melhores analises feitas por voce, se nao a melhor!

tá certo mesmo... po mano, blog q n tem idéia copiar o dos outros é foda, e ainda mais copia o melhor blog sobre brasfoot! mó sacanagem. parabéns ae pelo texto gostei muito :D

Muito bom,tomara que entre na cabeça dos plagiadores
[tambem percebi que tinham duas opções ~C]

Nao duvido nada de outros blogs tambem plagiarem ESTE post!

Caras de pau master!

plagiar e muito ruim
É uma cilada, Bino
Kkk

Manow (Demétrio). Ok. Eu me arrependi de ter plagiado. A partir de agora, irei fazer com minhas próprias necessidades meus posts. Juro, também, que apaguei todos os posts plagiados (se quizer, pode olhar lá). Apartir de agora, irei fazer cm minhas próprias invenções. Se quizer, pode olhar lá. Tá tudo apagado os posts de plágios.

Eu entendi que esse artigo foi uma indireta pra mim, principalmente no penúltimo parágrafo que você fala que você tem um estilo que ninguém mais tem. Mas isso não é plágio, e não foi você que inventou o estilo de análises engraçadas.
Então não pode julgar ninguém porque faz análises com um pouco de humor nela.

Eu percebi que tinham 2 opções C! *fuck yeah*

Muito boa a postagem. Ela diz respeito a um problema muito constante, não só em assuntos relacionados ao Brasfoot, mas em qualquer assunto.
É um problema muito sério mesmo.


Abraço!

Ai cara em falar no futlife quando q vc pretende lançar ele pq a versao beta ja enjuei

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More