quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Táticas Inventadas: 3-5-2 Ofensivo

por Fernando Monteiro
Olá Brasfooteiros,
Essa é mais uma postagem da série "Táticas Inventadas", que ainda está em seu início. Nela, damos dicas de formações que não são automáticas no Brasfoot. Ou seja, você precisa inventá-las.
Já postamos aqui uma outra análise dessa série, feita pelo Victor Renzo:
No post de hoje, falaremos sobre o 3-5-2 Ofensivo...

Táticas Inventadas: 3-5-2 Ofensivo
Recentemente, descobri uma nova formação para ser utilizada no Brasfoot, parecida com o 2-6-2. Apesar de  não ter o mesmo número de jogadores em cada posição, elas são similares por serem bastante ofensivas. Por isso, se você leu o primeiro post da série, sabe que devemos tomar cuidado ao utilizá-la.

O 3-5-2 Ofensivo se destaca pelo grande número de jogadores no meio-campo. Por isso, os jogadores nesse setor precisam ser muito bons. Atuaremos com 3 zagueiros, sendo um deles líbero, o que nos deixa mais seguro atrás. Mas não ganharemos os jogos se o nosso setor ofensivo não for forte...
Vamos ver um exemplo dessa tática em uma partida...

Como vocês podem ver, eu obtive um bom resultado em casa, contra um adversário fraco. Tão importante quanto isso, podemos também observar que as estatísticas estavam totalmente à meu favor.

Para ganharmos facilmente utilizando o 3-5-2 Ofensivo, devemos nos atentar aos seguintes aspectos:
  • JOGADORES: Obviamente, o seu elenco precisa ser forte e ter boas características. Esse é o básico e não se ganha jogo sem isso.
  • SITUAÇÃO: Utilizar o 3-5-3 Ofensivo é arriscado, por isso não podemos fazê-lo em qualquer situação. Procure colocar essa tática em jogos fáceis, de preferência em casa. Com o tempo, seu time irá melhorando e ficando cada vez mais entrosado.
  • ADVERSÁRIO: Fique atento ao adversário. Não escale essa formação inventada em jogos contra times bons. Além disso, a formação adversária irá influenciar, por isso tome cuidado. Se seu time não for bom o suficiente e o oponente utilizar uma tática ofensiva, você pode sofrer consequências.
Analisado isso, devemos nos preocupar com o estilo de jogo da nossa equipe.
Veja como configurá-lo:

Prosseguimos para o próximo passo: as características dos jogadores.
Veja quais características ter em seu time para usar essa formação:

Goleiros - Tanto faz
Zagueiros - Mar/Des, Des/Cab e Vel/Des
Volantes - Mar/Des e Des/Cab (ou Des/Pas)
Meias - Arm/Fin, Fin/Pas e Arm/Dri (ou Arm/Pas)
Atacantes - Fin/Cab e Fin/Dri (ou Fin/Pas)

Para a reserva, procure comprar mais zagueiros e meias, pois serão necessários. Não se esqueça de utilizar as Substituições no Intervalo para tentar mudar os rumos do jogo.
Lembrando mais uma vez: essa formação é bastante ofensiva, portanto não é recomendada contra times fortes!

Já conheciam essa tática? Comentem!

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

15 comentários:

Já conhecia essa tática, eu uma vez ganhei uns 5 mundiais com o Soberano usando essa tática, eu não considero inventada,eu considero uma variação do 3-5-2.

Abs,
Victor Renzo

Mais uma vez tenho eu que explicar o sentido do título da série aqui nos comentários...

Táticas Inventadas: que não estão nas formações manuais do Brasfoot!

fernando , vc poderia fazer uma analise do 3-6-1 é uma tatica mto boa , eu joguei com o america mg q é um time ruim é fui campeão mineiro e 3° no brasileirão com essa tatica e agora estou nas quartas de final da libertadores recomendo usar essa tatica é só ter zagueiros fortes eu um atacante cabeceador q o time engrena

Muito loca a formação, eu não arriscaria usar ela em competições de mata mata, mas para pontos corridos e estadual pode ate dar certo assim com a tática 2-6-2.

Emilio,
Parece ser boa, vou testar. Se você puder me mandar um print desse seu elenco, para eu analisar as características, seria de grande ajuda =)

Juninho,
O FutLife ainda demorará um pouco para ser lançado, pois quero melhorá-lo muito e é complicado. Por isso, prefiro não criar expectativas ou previsões e fazê-lo com calma.

Fernando, eu fiz uma análise do vasco, acho que ficou boa, não sei. Se pudesse ler...

Se puder adiciona meu MSN: kevinjordao@hotmail.com

Falou. o/

bah fernando eu usava essa tatica no america mg , agora estou em outro time , vou tentar fazer isso se der certo mando o print

o 3-6-1 pode ser jogado de 3 modos , o q eu mais uso é o com 2 meias e 2 volantes mas tambem pode-se usar com 3 meias ofensivos e um volante e vice versa caso queira segurar o resultado
estou testando essa tatica com o g. barueri espero q de certo

eu descobri essa formação no bf 2010

Fernando faz uma análise da formação 2-6-2
ela é muito boa, eu comeceei com o Vitória Ba , e estava em penultimo da serie B e do nada botei essa formação desesperadamente e começei a ganhar de vários times e no total com essa formação perdi 3 vezes por placares de 1x0 2x1 e 3x2 e fui campeão a mesma coisa foi na primeira divisão =D
espero ter ajudado.

Anônimo,
Já tem uma análise dessa tática no site, postada em Agosto: http://www.brasfootanalises.com.br/2011/08/taticas-inventadas-2-6-2.html
Só não foi feita por mim, mas vale a pena ver ;)

Abs,
Fernando Monteiro

No primeiro jogo fiz Coritnhians 6x1 Goiás, e no segundo Cruzeiro 2x4 Corinthians

Posso colocar jogadores com caracteristicas trocadas? em vez de por exemplo mar/des ser des/mar??? funciona igual???

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More