sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Xadrez Brasfooteiro

Postado por Demétrio em 04/01/12
Chega de classificar o Brasfoot como "joguinho inútil" ou "coisa que não vai te levar a lugar nenhum". Antigamente, o Xadrez era usado por generais para criar planos de batalha durante as guerras e, convenhamos, era muito útil. Hoje em dia, o Brasfoot (e todos os outros jogos de manager) poderia ter essa mesma função no futebol. Vamos ver?

Final do campeonato de Xadrez (final do mundial de clubes), as peças brancas (Santos) vão enfrentar as pretas (Barcelona com seu terceiro uniforme). Como manda a tradição milenar, as peças brancas começam (Santos ganha no "cara ou coroa"). O primeiro movimento vai por parte dos peões que ficam nas beiradas (atacantes) para liberar suas magnificas torres que podem ir e voltar de uma extremidade a outra do campo sem problemas (laterais/alas), com o apoio dos magníficos bispos (volantes) que se deslocam pelo campo graciosamente tentando proteger os peões centrais (zagueiros) e assim ganhar a partida, sem deixar o oponente chegar perto do rei (goleiro) ou da rainha (líbero e capitão), não esquecendo do cavalo (meia armador) que é, sem dúvidas, a peça mais intrigante e sensacional do jogo. Sua criatividade única e exclusiva permite que faça movimentos que nem a rainha (capaz de copiar todos os movimentos de todos) consegue imitar.

Sim, caros Brasfooteiros, o xadrez e o futebol (calma que vamos chegar no Brasfoot) tem muitas semelhanças (o Brasfoot é quase como um jogo de estratégia). Existem várias táticas criadas pelos jogadores (de Brasfoot), e vocês já se perguntaram de onde vem a inspiração? E de onde vem as táticas reais? Entendem? O Brasfoot é uma ferramenta útil e divertida do cenário futebolístico, mesmo pouco conhecido (por enquanto), ele certamente deu uma noção tática mais ampla para quem se perguntava o motivo pelo qual o seu time se retrancava em casa ou por que o astro do seu time foi vendido logo após ser artilheiro. Sim, espalhem para seus amigos que o Brasfoot é mais do que um simples joguinho que você joga durante um curto período de tempo e joga fora. O Brasfoot é uma fonte de conhecimento tático valiosa e insúperavel. Assim como o Xadrez.

Abs,
Demétrio

DIGA NÃO À PIRATARIA!
Brasfooteiros, vamos fazer desse Brasfoot 2012 o melhor de todos. Será a 10ª versão do manager e o Emmanuel precisa de todo apoio possível!

Sigam o BFA no Twitter: @bfanalises
Ajudem a divulgar utilizando a hashtag #BrasfootSemPirataria

Conto com a ajuda de vocês!
http://bit.ly/sDx4Zi

21 comentários:

Agora, fiquei boquiaberto! Um dos melhores posts que já vi aqui no BFA, bem curto e grosso. Isso me fez perceber que Brasfoot envolve raciocínio e estratégia, assim como no xadrez!

Parabéns!

Abs. Moisés Hipólito

Preguiça de logar, por isso estou Anônimo!
Cara show essa compraração com o xadrez, eu que naum jogava xadrez vou começar a jogar kkkkkk ^-^

Eu já fui 3º melhor xadreslista da minha cidade e o Xadrez e o Brasfoot se incorporam no mesmo esquema: estratégia e paciencia adorei o post

Muito bom o post, parabéns...

Alguém sabe quando vai sair o Brasfoot 2012??

Simplesmente a melhor postagem do BFA que já vi,ficou muito boa e gosto das suas postagens pois são sérias,boas e nos ajudam muito.Parabéns Fernando,faça mais postagens assim ;D

q lixo, cansativo e tedioso de ler.

Démetrio o seu melhor post de longe,muito bom,faça mais como esse que vou virar seu fã hahahahahahhahahhah

Precisamos de mais postagens como esta Demétrio, realmente o brasfoot nos ensina muito mais acerca das táticas no futebol. E bela comparação realizada no post, realmente BF e xadrez seguem uma mesma linha de raciocinío. Ficaram excelentes as definições. Parabéns.

Ótima Postagem
Grande jeito de falar sobre as qualidades do Brasfoot

João Luis,
Foi o Demétrio que fez, rsrs. Mas valeu pelo comentário!

Fui vice-campeão no campeonato interescolar de osasco em 2009 e concordo principalmente com as posições colocadas nas peças do jogo. Um post realmente muito interessante e muito bem trabalhado. O Demétrio foi incrível nesse post. Parabéns!

Novamente, o FATO vem à tona. Parabéns Demétrio, ótima postagem.

Eu ganhei um campeonato de xadrez quando eu tinha 6 anos... Eu só jogava com gente mais velha. Foi muito fodasticamente foda *------*



Abraço!

Fernando depois que eu vi,eu corrigi hahahhahah

Acho que você nunca jogou Xadrez, só pode. José Raúl Capablanca está se revirando no túmulo.

Mas que futebol é estratégico sem sombra de dúvida.

Grandioso, Criativo, excepcional. Realmente, concordando com muitos comentários acima, um dos melhores (se não o melhor) post do Demétrio. Curto, complexo porém objetivo.

Parabéns Demétrio!!

Parabéns pelo post fantástico! O melhor do site.

Eu não gosto de xadrez, mas gosto de Brasfoot. O que eu faço? E também eu nunca joguei Brasfoot assim, com estratégia, e sempre ganhei. :l

Bruno Couto

Não entendi bem a pergunta. A estratégia está na forma de montar a tática e o post foi para comparar o Brasfoot com o xadrez e tirar o estereótipo preconceituoso que algumas pessoas tem dos jogos online de manager.

Fui campeão de xadrez na escola e sei como é isso sempre tentando proteger o rei e a rainha.

Exelente postagem!

"deu uma noção tática mais ampla para quem se perguntava o motivo pelo qual o seu time se retrancava em casa ou por que o astro do seu time foi vendido logo após ser artilheiro"

Estes são os exemplos? Acabou?

Na introdução disse que iriamos ver que o Brasfoot poderia ter função equivalente à do Xadrez, quando era usado por generais para criar planos de batalha durante as guerras... Alguém viu?

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More