quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tipos de Marcação

Eu estava jogando Brasfoot um dia desses, e resolvi usar uma marcação muito pesada em alguns jogos. Estava ciente que tomaria vários cartões e teria até jogadores expulsos, mas também sabia que iria diminuir muito as chances do adversário. Porém, para a minha surpresa, meu time não tomou muitos cartões, enquanto outros times, que usavam marcação leve ou pesada, tiveram vários jogadores amarelados.
Vejam essas duas imagens que comprovam essa falta de critério para cartões:

Clique p/ ampliar


Clique p/ ampliar


Vendo os adversários, percebi que com a marcação leve, o número de cartões era maior. Por isso, resolvi usá-la em alguns jogos para analisar melhor os critérios para cartões.
Logo em meu primeiro jogo utilizando esse estilo de marcação, tive um jogador expulso.

Jogando com marcação "Muito Pesada" durante vários jogos não tive nenhuma expulsão, mas jogando com marcação "Leve" apenas um jogo, tive um jogador expulso.

Eu jogo Brasfoot desde 2005 e lembro bem que quanto maior fosse a "força" da marcação, mais cartões o seu time tomava. Isso continuou até a última versão do jogo, mas na atual já não é bem assim.
Por fim, podemos concluir que no Brasfoot 2010 há uma certa falta de critério para as atribuições dos cartões nas partidas.

Veja então quais seriam as vantagens e desvantagens de usar cada tipo de marcação, se houvesse um bom critério para isso:

MARCAÇÃO LEVE
  • VANTAGENS - Usando esse tipo de marcação, seu time deveria tomar menos cartões durante o jogo.
  • DESVANTAGENS - Seu time ficará mais vulnerável para tomar gols, pois os seus defensores não irão "apertar" tanto na marcação.
MARCAÇÃO PESADA
  • VANTAGENS - Seria o tipo de marcação ideal, pois seu time não deveria receber muitos cartões, e ao mesmo tempo, sua defesa marcaria mais em cima, não deixando muitos espaços para o adversário.
  • DESVANTAGENS - Seu time deveria receber um número de cartões nem tão grande, nem pequeno.
MARCAÇÃO MUITO PESADA
  • VANTAGENS - Deveria ser muito difícil para os atacantes adversários chegarem ao gol.
  • DESVANTAGENS - Seu time deveria tomar um alto número de cartões, com pelo menos uma expulsão por jogo.

Para encerrar, aquela regrinha básica que muitos já conhecem:

  • Se o rigor do árbitro for 1 ou 2, use marcação muito pesada
  • Se o rigor do árbitro for 3 ou 4, use marcação pesada.
  • Se o rigor do árbitro for 5, use marcação leve.


É isso... Essa foi mais uma análise do blog. Se vocês concordam ou não, deixem um comentário!

Abs,
Fernando Monteiro
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais 

6 comentários:

eu acho que o bf nao e assim pq sempre ponho o marcação super pesada levo varios cartões e perco...eu acho que depende da equipe se vc tiver jogadores de desarme pode por pesada.e tambem a formação ajuda nisso

Fernando,está analise e excelente,usei marcação leve levei 3 cartões amarelos em um jogo,e quando usei a Muito Pesada,em 24 jogos (até agora) não levei nenhum cartão.

Muitoooooh Obrigado pela analise.(E não gostei desse negocio de ganhar do Flamengo no Maracanã de 0x3 (na imagem acima),kkkkk.

pode fezer uma analise do time do bahia

Pô, que estranho isso :S


Eu geralmente uso Pesada, quase sempre, mas se o time é relativamente fraco e o rigor do árbitro é 4 ou 5, eu uso leve, para garantir.

eu acho que depende do elenco tambem por isso pode da um negocio desses

Acho q isso tem a ver com a caracteristica marcação, se você tem varios jogadores que sabem marcar (q possuem a característica marcação) eles tem mais "malícia" e sabem fazer faltas na medida certa. eu tambem acho q marcação muito pesada faz com que os jogadores q não tem função de marcar tmb marquem, tipo os atacantes e se eles são jogadores devem jogar mais soltos (os que possuem velocidade e drible) renderão menos.

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More