terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Por que falamos tanto de Brasfoot?

por Fernando Monteiro
O grande motivo de estarmos aqui é o nosso tão querido Brasfoot. Qualquer pessoa que se diz fã de jogos manager de futebol já jogou esse joguinho, pelo menos uma vez. Porém, diferentemente de outros games, existe um número enorme de sites e blogs que se dedicam a falar e postar conteúdos para esse jogo criado pelo Emmanuel dos Santos.

Afinal, por que falamos tanto de Brasfoot?


Sites de Brasfoot
A internet facilita a sua vida em qualquer coisa, até na hora de se jogar um jogo. Como eu disse, há inúmeros sites sobre Brasfoot disponíveis na web. Porém, a sua grande maioria não serve para nada. O conteúdo encontrado nesses blogs são apenas patches, skins, escudos e qualquer outra coisa que modifique o visual do jogo. Até aí tudo bem... Mas essas modificações só precisam ser feitas uma vez, já que você não pode utilizar duas skins diferentes ou mais de um tipo de escudo para os times. Ou seja, você baixa esses conteúdos uma vez, e pronto. Você só baixará de novo se encontrar outra skin ou escudo muito melhores que os seus atuais.

Aí é que está o problema...

A quantidade de sites sobre Brasfoot pode ser alta, mas a qualidade é baixíssima. O que tem por ai de site mal feito e copiado (desde o template até as postagens) é brincadeira. Isso faz com que tenhamos vários conteúdos ruins. Ninguém utiliza conteúdo ruins. Resultado: o blog acaba em menos de duas semanas, mas pelo menos a criança que o criou fica feliz e se sente poderosa... "Haha, eu tenho um blog de Brasfoot! Eu copiei o template e as postagens de outros sites, mas eu mesmo criei o blog! Peraí, vou tomar meu leitinho que a mamãe fez pra mim!".

Para que criar um blog sobre um tema se você for fazer igual ao seu concorrente?!


Nomes criativos
Ah, estou ficando com vergonha a cada linha que escrevo deste post... Mas vamos lá.

Será que alguém já parou para pensar o quão ridículo são os nomes dos sites de Brasfoot? Elementos da natureza, gírias, palavras aleatórias e outras coisas sem sentido. Não vou citar nenhum aqui, mas basta uma pesquisa por esse "universo Brasfooteiro" que vocês entenderão o que estou falando. Mas quem sou eu para falar, olhem o nome do meu site!


Tema limitado
Não podemos falar sobre um assunto para sempre. Ele não durará. O Brasfoot, pelo menos ao meu ver, já está chegando a esse fim.
Eu comecei a escrever sobre o jogo há dois anos, pois percebi que ninguém fazia isso na época. Antes, e até hoje, a maioria dos sites sobre o nosso game só disponibilizava patches, skins, escudos, etc. Então decidi começar a escrever análises e artigos. Parece loucura, mas eu encontrei muito assunto pelo caminho e, ironicamente, fiz os mais loucos posts. A minha cota de criatividade sobre esse nosso manager já está acabando... A solução e escapatória estão nas séries já boladas, mas há muitos poucos temas para análises e artigos. Tudo que vier a ser feito daqui para frente, já foi feito. Tudo que tinha para ser dito, já foi. Todas as dicas possíveis para se jogar um jogo aparentemente fácil, já foram dadas. Brasfoot é um tema limitado.

Será que continuará assim?

Abs,
Fernando Monteiro
DIGA NÃO À PIRATARIA!
Brasfooteiros, vamos fazer desse Brasfoot 2012 o melhor de todos. Será a 10ª versão do manager e o Emmanuel precisa de todo apoio possível!

Sigam o BFA no Twitter: @bfanalises
Ajudem a divulgar utilizando a hashtag #BrasfootSemPirataria

Conto com a ajuda de vocês!
http://bit.ly/sDx4Zi

8 comentários:

Ri na parte do ''leitinho'' mas brincadeiras a parte,concordo com vc,além de DDT's o Brasfoot está ficando semtemas para falar.
Abs,
Gustavo

Fernando,parabéns!
Gosto muito de ler e conhecer sobre o brasfoot ,mas não "essencialmente" o jogo,mas as técnicas,táticas,aprendizado que é rico se soubermos olhar e perceber minuciosamente detalhes,pois o brasfoot é cheio deles.
A quantidade de sites realmente é enorme,e como dito por você é escassa ou simplesmente pobre de conteúdos,o pessoal vai no copiar e colar,e não põe a criatividade,as ideias e objetivos que quer para montar um blog;como o seu por exemplo,e fica na mesmice e com uma visão totalmente ridícula sobre o brasfoot.Se o brasfoot possui tanto segredos a serem analisados,por que as pessoas fazem dele um jogo manjado ,cansativo e tedioso?.

Fernando, esse post até "mexeu" comigo, rsrs. Até cheguei a pensar se o nome do meu [...] era como se fosse "Elementos da natureza, gírias, palavras aleatórias e outras coisas sem sentido". A parte que você diz "A minha cota de criatividade sobre esse nosso manager já está acabando" me fez pensar que as ideias para a PEB caberiam nesse assunto, ou seja, quanto mais ideias, melhores assuntos, então, todos os anos o Brasfoot deveria vir com uma ótima novidade para podermos analisa-las. Bem, esse é o meu ponto de vista. O Brasfoot não pode acabar. Basta ideias que será um manager melhor ainda!

Abs. Moisés Hipólito

Discordo de alguns pontos.
Brasfoot nunca vai acabar, apenas se o Emmanuel o fizer.
Sites de Brasfoot estão sempre se renovando, seja nos próprios sites e até nos próprios criadores dos conteúdos. As pessoas sempre estão mudando, novas ideias, novas pessoas, conteúdos como skins, patches, escudos e sim até mesmo analises todo ano são necessários.
Vejo que a maioria de suas séries tem muito o que render, menos Frases do Emmanuel, que realmente não tem muito, hehe..
Enfim, não se precisa manter sempre a mesmo constância em atualizações, porém o importante é não parar.. =D

Uillian Ludwig,
Pois é, mas não há muito mais o que escrever sobre Brasfoot. Os artigos e análises que já fiz explicam quase tudo. São poucos os temas restantes agora...
O Brasfoot poderia ser um jogo muito maior se o Emmanuel participasse constantemente durante o ano inteiro. Assim, novos assuntos e debates surgiriam, e nós teríamos novos temas sobrando.
Porém, infelizmente é assim... Ele lança o jogo, faz alguns builds e patches, e some o ano todo =s

Valeu pelo comentário! =)

Abs,
Fernando Monteiro

Muito boa essa postagem. Sério. Além de bem organizada, tem bom conteúdo. De fato, ela me fez refletir sobre até quando poderemos falar de Brasfoot sem repetir temas ou sem deixar de ser "simples, mas original".
Também me fez lembrar que tudo que é bom tem um fim, e a vida é um exemplo disso. O que podemos fazer é aproveitar os temas ao máximo enquanto os temos, e tentar fazer análises tão não-repetitivas quanto possível, até ficarmos sem temas para fazê-las.


Abraço!

Matt,
Concordo com você. Obrigado pelos elogios! =)

Abs,
Fernando Monteiro

Postagem realmente verdadeira, sempre que chegamos no final do ano os conteúdos já não fazem tão sucesso como no começo do ano, que as pessoas ficavam interessadas em baixar as skins os escudos...Provavelmente as únicas coisas que ainda rendem agora no final do ano são as atualizações pois são coisas essenciais! Assim, alguns "editores" de brasfoot que poderiam ser conhecidos, ter seu trabalho considerado futuramente acabam parando devido a desvalorização dos conteúdos no final do ano :(

Postar um comentário

O site está fora do ar desde 05/05/2012. Novos comentários poderão demorar para serem aprovados e não serão respondidos.
Obrigado pela visita!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More