quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Características dos Jogadores

No Brasfoot, como todo mundo sabe, cada jogador tem suas 2 características principais (cabeceio, finalização, desarme, etc), mas muitos não sabem usar seus jogadores de forma correta, de acordo com as características e a sua posição.

Hoje, falarei sobre isso, analisando cada posição.
Bom, sobre os goleiros, não é preciso falar muito. Portanto, vamos aos outros jogadores...

LATERAIS

Existem 3 opções para você usar seu lateral: ofensivamente, defensivamente, ou jogando como um ala. Eu praticamente nem uso um lateral defensivo, mas se você quiser, pode usá-lo quando precisar defender mais, numa formação com apenas 2 zagueiros. O lateral ofensivo apoia bastante o ataque, e para isso tem que ter características de finalização, velocidade, cruzamento ou de resistência. E os alas também. Mas use os alas quando estiver jogando com 3 zagueiros, no 3-5-2, por exemplo.

ZAGUEIROS

Os zagueiros têm 2 opções de função: jogar como líbero (o zagueiro que fica na sobra), ou jogar normalmente. Toda vez que você jogar com 3 zagueiros, ponha um líbero. Se jogar com 2 zagueiros, estes têm que atuar normalmente.

Os zagueiros podem possuir características de desarme, marcação, cabeceio, finalização, resistência, entre outras. Os zagueiros com característica de cabeceio e resistência, jogam melhor normalmente. Já os zagueiros com característica de desarme, são melhores como líbero.

MEIO DE CAMPO

Os meios de campo podem ser volantes, alas, ou meias ofensivos. Os volantes jogam defensivamente, e para isso, precisam de características como cabeceio, desarme, marcação, resistência, etc. Jogue, no máximo, com 3 volantes. Os alas jogam pelas pontas, portanto precisam ter características de velocidade e cruzamento, entre outras. Já os meias ofensivos costumam apoiar o ataque, dando passes ou até fazendo gols. Para isso, eles possuem características de finalização, passe, armação, entre outras.


ATACANTES

Os atacantes podem jogar de 3 modos: ou pelo meio, ou pela ponta, ou recuado. Os mais comuns são os atacantes que jogam pelo meio, mas existem jogadores como o Neymar, do Santos, por exemplo, que jogam recuado pois tem a característica de drible. Ou também existem jogadores que jogam pela ponta, pois possuem a característica de velocidade ou de cruzamento.
Com o tempo, podemos ir percebendo que cada característica dos jogadores influencia na sua posição.
Separei algumas dicas para você montar o seu time no Brasfoot:
  • Se você possui laterais ou alas com características de cruzamento e velocidade, use atacantes com características de cabeceio
  • Se você tiver em seu time jogadores que são bons passadores, a posse de bola da sua equipe vai ser maior durante os jogos
  • Atacantes com as características Fin/Pas são verdadeiros artilheiros
  • Se você possuir bons alas, e atacantes cabeceadores, jogue pelas laterais. Se possuir meias armadores e atacantes com Fin/Pas ou Fin/Vel, jogue pelo meio.
Abs,
Fernando M. T. Pinheiro

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Formações Táticas

Hoje falarei um pouco sobre as formações táticas de um time.
Ao escolher uma formação, é preciso analisar os jogadores do seu time, o seu adversário e as condições de jogo.
Se você quer que seu time defenda mais do que ataque, é preciso escalar jogadores de defesa com uma formação específica.

Vejamos algumas formações usadas no Brasfoot:

5-4-1 (Tática defensiva)
Essa é a formação mais defensiva do jogo. Com ela, você possui um meio campo forte e uma defesa mais ainda. E, com um atacante isolado na frente, não é de se esperar muitos gols.Use o 5-4-1 com 3 zagueiros (sendo um deles líbero), 2 laterais ofensivos, 2 volantes e 2 meias ofensivos, e um atacante.

5-3-2 (Tática defensiva)
Outra formação bem defensiva. Com ela, você pode utilizar o estilo de jogo no contra-ataque, se tiver uma boa defesa, e laterais e meias rápidos. Mas o problema é que jogando na retranca, o adversário pode dominar o jogo.Use o 5-3-2 quando estiver jogando fora de casa numa competição de mata-mata.Jogue com 3 zagueiros (sendo um deles líbero), com 2 laterais (ofensivos ou defensivos), 1 ou 2 volantes e 1 ou 2 meias ofensivos, e 2 atacantes.

4-3-3 (Tática ofensiva)
Use o 4-3-3 quando precisar ganhar o jogo, ou contra times fracos, que jogam no 4-4-2.Jogue com 2 zagueiros, 2 laterais, 1 ou 2 volantes e 1 ou 2 meias ofensivos, e com 3 atacantes.

4-4-2 (Tática neutra)
Essa é a formação mais comum do jogo. Use-a em jogos normais de campeonatos de pontos corridos, e em jogos em casa e fora também.Jogue com 2 zagueiros e 2 laterais. Quando você precisar ganhar, jogue com 3 meias ofensivos. Senão, use o 4-4-2 com 2 volantes. E ponha 2 atacantes normais, ou um normal e um recuado.

4-5-1 (Tática defensiva)
Essa formação é defensiva, mas também pode ser ofensiva. Ela faz com que o meio campo fique congestionado e como só tem um atacante, não saem muitos gols.Use-a com 2 zagueiros e 2 laterais (podem ser defensivos ou ofensivos). Se quiser mais ofensividade, jogue com 3 meias ofensivos, com características de finalização. Caso contrário, jogue com 3 volantes. Ponha também um atacante isolado lá na frente.

3-4-3 (Tática ofensiva)
Essa é a formação mais ofensiva do Brasfoot. Não use-a com equipes que jogam no 3-5-2.Ponha 3 zagueiros (se quiser, use um líbero), 2 volantes ou até 1, e 3 ou 2 meias ofensivos. E 3 atacantes com característica de finalização.

3-5-2 (Tática ofensiva)
Essa é uma formação que não deve ser usado contra times que jogam no contra-ataque. Mas que é bastante utilizada contra times que jogam no 4-4-2 ou no 4-3-3.Jogue com 3 zagueiros (sendo um deles líbero), 2 alas (que tenham características de Vel/Cru ou Fin/Cru ou vice-versa), 2 volantes e 1 meia ofensivo (ou 1 volante e 2 meias ofensivos), e 2 atacantes com características de cabeceio.


E essas são as táticas mais usadasno Brasfoot 2009.
Mas você também pode inventar algumas que não foram citadas, como o 6-4-0 e o 7-2-1.
Você também pode variar as funções de cada jogador, recuando um atacante etc.

Lembrando que o manual do Brasfoot (que está na pasta do jogo) possui mais dicas sobre isso.


Abs,
Fernando M. T. Pinheiro

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More